#9J: Contra os cortes na educação, Adufes se une a trabalhadoras/es e estudantes e vai às ruas!

“Que contradição, tem dinheiro pro Centrão, mas não tem pra educação”, protestaram as/os manifestantes, nessa quinta-feira, 9, em Vitória

Contra os cortes no orçamento da educação e contra a proposta de cobrança de mensalidade nas instituições públicas de ensino superior (PEC 206), a Adufes foi às ruas nesta quinta-feira, no #9J, junto a estudantes, movimentos sociais e demais sindicatos.

Para a presidenta da Adufes, Junia Zaidan, a luta contra os cortes orçamentários e contra a proposta de pagamento de mensalidade nas universidades e institutos federais compõem uma luta mais ampla, que é pela exigência de serviços públicos de qualidade para todas e todos.

“Portanto, em nome da Adufes e do Andes Sindicato Nacional, nós damos um recado a Bolsonaro, para quem a gente grita “Fora!”. E também damos um recado para todo e qualquer governo que assumir esse país: nós não sairemos das ruas pela revogação do teto de gastos, que, supostamente, está justificando esses cortes. Nós não sairemos da rua pela revogação da reforma trabalhista, da reforma da Previdência e pelo arquivamento da indecente, imoral e infame reforma administrativa. Nós não aceitamos que estudantes fiquem sem ter política de assistência, política de permanência, com bolsas congeladas há tantos anos, comprometendo ensino, pesquisa e extensão; comprometendo as condições mínimas da universidade. E portanto, com solidariedade a todas e todos que se colocam na luta pela classe trabalhadora, reiteramos o nosso recado, a Bolsonaro e a qualquer governo que assumir esse país, nós não sairemos das ruas pela luta que nos é comum”, garantiu Junia.

A manifestação teve concentração no Teatro Universitário da Ufes, em Goiabeiras, e seguiu até a sede da Petrobras, na Reta da Penha.

O ato foi organizado pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e contou com o apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Adufes, e demais entidades.

Outro ato também será realizado em Brasília, no dia 14 de junho: o #OcupaBrasília. As pautas incluem também a reivindicação pelo reajuste salarial de 19,99% para o serviço público federal, pela revogação do teto de gastos (EC95) e arquivamento da Reforma Administrativa (PEC 32). A manifestação nacional reunirá representantes de diversas categorias da educação pública federal, além de estudantes e suas entidades representativas.

Confira abaixo mais imagens do #9J:

 

 

 

Adufes