Adufes realizará mobilizações do Ocupa Campus #6J na quarta, 6 de julho

A Adufes realizará no dia 6 de julho, quarta-feira, uma mobilização e atividades de ocupação durante um dia no campus de Goiabeiras, em Vitória. Compareça ao seu Centro nesta data e atenda ao chamamento que será realizado no local, participando das atividades e demonstrando o seu descontentamento com os desmandos do Governo Bolsonaro na Educação. Em breve serão divulgados outros detalhes do Ocupa Campus 6J de Goiabeiras, e as datas de mobilizações para outros campi.

As pautas centrais do Ocupa Campus 6J são:

1- os cortes orçamentários promovidos pelo Governo Federal e que colocam em risco o funcionamento da nossa instituição, além da assistência e permanência estudantil;
2- o financiamento público de pesquisa e extensão, que tem sofrido cortes e está precarizado;
3- rechaço ao Reuni Digital, que visa expandir vagas via Ensino a Distância (EaD) e criar uma Universidade Federal Digital, afetando a natureza e a qualidade do ensino e sem compromisso com pesquisa nem extensão.

O Ocupa Campus 6J está sendo construído em meio a um conjunto de pautas que compõem o cenário gravíssimo de nossa história atual. Entre elas estão a luta contra a retirada de direito anual ao reajuste do salário, que acumula perdas de 19,99% nos últimos três anos; reivindicação de arquivamento da PEC 32 (Reforma Administrativa), que promoverá o desmonte do serviço público e ameaça a carreira docente de extinção; luta pela revogação do Teto de Gastos (EC95), que tem estrangulado o orçamento das Instituições Federais de Ensino Superior e destruído o sistema de ciência e tecnologia; enfrentamento à proposta de cobrança de mensalidades nas instituições federais de ensino superior e posicionamento contrário à intervenção de Bolsonaro na autonomia das IFES por meio da não nomeação de dirigentes não eleitas/os nos primeiros lugares das listas tríplices (cerca de 28 intervenções desde o início de seu governo).
O Ocupa Campus – 6J foi aprovado em Assembleia Geral (AG) da categoria realizada na sexta-feira, 24/06. A categoria aprovou, ainda, que a Comissão Local de Mobilização (CLM) definirá toda a metodologia das atividades que serão realizadas, assim como a forma de consultar a base sobre a avaliação e os próximos passos no enfrentamento aos ataques do Governo Bolsonaro. A Adufes busca construir o Ocupa Campus junto do Sintufes e DCE.

Adufes