Sede da Adufes, dentro da Ufes, sofre ataque LGBTQIA+fóbico no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

Ato será realizado às 16 horas no local repudiando o ataque e reafirmando a existência das pessoas LGBTQIA+

Na manhã desta terça-feira, 28/06, funcionários da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes), ao chegarem ao trabalho, constataram que as bandeiras do movimento LGBTQIA+, que estavam decorando área externa do prédio, haviam sido roubadas. Além disso, encontraram dois bilhetes com conteúdo homofóbico colados no vidro da porta da Adufes (foto no carrossel). Um ato será realizado às 16 horas, ainda nesta terça, 28, na frente da Adufes, no campus de Goiabeiras da Ufes, repudiando o ato LGBTQIA+fóbico. Uma grande bandeira do movimento será exibida no local.

Para o dia do orgulho LGBTQIA+, comemorado neste 28 de junho, a sede do sindicato foi decorada com quatro bandeiras símbolo do movimento LGBTQIA+. Duas ficaram no ambiente interno e duas, na fachada, como é possível ver em foto registrada antes do ataque.

O Sindicato está tomando todas as providências cabíveis e agregando manifestações de movimentos, entidades e agentes públicos para o enfrentamento a esta forma de discriminação, aversão e ódio, que inferioriza as pessoas LGBTQIA+ por afirmarem suas existências.

Confira a nota oficial da Adufes:

NOTA DE REPÚDIO AO ATAQUE LGBTQIA+FÓBICO NA SEDE DA ADUFES

A diretoria da Adufes – Seção Sindical do Andes Sindicato Nacional – vem a público manifestar seu mais veemente repúdio ao ataque LGBTQIA+fóbico, efetuado entre segunda e terça, dias 27 e 28, em nossa sede, no campus da Universidade Federal do Espírito Santo, em Goiabeiras, Vitória – ES.

Para o dia do orgulho LGBTQIA+, comemorado neste 28 de junho, a sede do sindicato foi decorada com quatro bandeiras arco-íris, símbolo do movimento LGBTQIA+. Duas ficaram no ambiente interno e duas, na fachada. Na manhã desta terça, nossos funcionários, ao chegarem à sede, encontraram dois bilhetes com conteúdo homofóbico colados no vidro da porta da Adufes e constataram que uma das bandeiras havia sido roubada e a outra, rasgada.

Nosso sindicato está tomando todas as providências cabíveis e agregando manifestações de movimentos, entidades e agentes públicos para o enfrentamento a esta forma de discriminação, aversão e ódio, que inferioriza as pessoas LGBTQIA+ por  afirmarem suas existências a contrapelo do padrão socialmente referenciado na heteronormatividade, na binariedade e na cisnormatividade e imposto à sociedade.

O crime cometido nesta madrugada não foi apenas contra nossa sede, nem somente contra nossa posição política a respeito das múltiplas formas de opressão. O crime cometido foi direcionado à existência mesma das pessoas LGBTQIA+ e isso não será tolerado, mas tratado pela Adufes a partir do devido reconhecimento de sua gravidade. A LGBTQIA+fobia é tipificada como crime pelo Superior Tribunal Federal e tem sido objeto de luta jurídica e também de movimentos, coletivos e entidades de organização da classe trabalhadora e da sociedade civil, o que, contudo, não tem sido suficiente para refrear os recorrentes casos de violações de direitos humanos e a quantidade de assassinatos de pessoas LGBTQIA+.

Como um dos países mais violentos do mundo para pessoas LGBTQIA+, o Brasil vive um contexto de obscurantismo, retrocessos e violência em franco ascenso, expressos tanto no  ataque LGBTQIA+fóbico ora repudiado, quanto nos atos de vandalismo recentes que temos enfrentado, que resultaram na destruição de faixas de defesa da universidade pública e invasão de nossos espaços virtuais. Reafirmamos nossa posição contra todas as formas de opressão e violência e seguiremos lutamos ombro a ombro por uma sociedade para todas, todos, todes, respondendo sempre à altura, quando a intolerância e o ódio derem as caras nos espaços que continuaremos ocupando altivamente.

 

 

Adufes