Após solicitações da Adufes e da categoria, proposta de resolução sobre carga horária docente da Ufes voltará a ser discutida nos centros

Apesar de considerar a retomada do debate nos centros um avanço, a Adufes busca garantir que ele não seja feito a toque de caixa e de maneira aligeirada

A presidenta e vice-presidenta da Adufes, Junia Zaidan e Jacyara Paiva, participaram nesta sexta-feira, 8, de uma reunião virtual das comissões de Ensino de Graduação e Extensão (Cege), de Pesquisa e Pós-graduação (CPPG) e de Política Docente (CPD) em que foi discutida a minuta substitutiva da Resolução CEPE 60/1992. O encontro foi convocado após o texto ir ao plenário do Cepe sob uma enxurrada de críticas da categoria, uma vez que ele modifica a normatização do cômputo de carga horária, desfigurando a concepção do trabalho docente de maneira profunda.

Na reunião ficou decidido que o texto voltará para as bases e será debatido com a categoria nos centros. Apesar deste avanço, é preciso garantir que isso não seja feito a toque de caixa, de maneira aligeirada, e a Adufes já está articulada para pressionar por um debate aprofundado em que todas e todos possam efetivamente falar e ser ouvidos.

Junia Zaidan, que também é membro do Cepe como representante docente do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), lembra que a minuta foi enviada às bases no meio da pandemia, no primeiro semestre de 2021, com pouco prazo para debate, o que resultou em um texto que vai na contramão do interesse  da categoria, uma vez que diminui a carga horária atribuída a planejamento, por exemplo.

“A minuta desfigura a relação entre graduação e pós graduação, a função de direção de centro – diante da obrigatoriedade agora posta de que passe a ter encargos didáticos – e a relação da universidade com a organização sindical, que passa a não ser reconhecida, como vinha ocorrendo historicamente”, explicou.

A Adufes reivindica:

1 – que as sessões que tratam desta pauta sejam realizadas presencialmente;

2 – que sejam promovidos seminários nos centros com tempo e espaço para o devido debate;

3 – ampla divulgação por parte da Administração Central, com efetiva estratégia de comunicação, para que a categoria seja informada sobre as implicações das alterações e sobre a reabertura do debate sobre a minuta;

4 – disponibilização da gravação da reunião realizada nesta sexta-feira, 8, pois ela não foi transmitida online.

Desde 2021, a Adufes solicita que o debate seja retomado e ampliado. Clique e confira o ofício enviado à Reitoria em fevereiro de 2021. Essa necessidade fica explícita nas reuniões realizadas apenas para elucidação de dúvidas, mas em que docentes participantes fazem muitas sugestões de inclusão, demonstrando que o debate na base não foi suficiente.

A Assessoria Jurídica da Adufes apresentou parecer sobre a minuta. Clique aqui e confira.

Para acessar o texto atual da minuta que substituirá a Resolução 60/1992 da Cepe, clique aqui.

Adufes