Adufes realiza Plenária das Aposentadas e Aposentados com debate sobre pautas relacionadas ao segmento e a conjuntura do país

Além disso, foi realizado um coquetel com a participação do Trio Alexandre Araújo em um momento de troca e interação entre as/os participantes

A Adufes realizou nesta quarta-feira, 10, a Plenária das Aposentadas e Aposentados – “Carreira, salário e a luta sindical hoje”, na sede do Sindicato, no campus de Goiabeiras da Ufes. Durante o evento, as/os presentes foram informados sobre pautas de seu interesse e também sobre a conjuntura, sendo convidadas/os para que integrem as lutas, seja por meio dos Grupos de Trabalho (GTs), seja integrando a organização e realização de atividades.

O debate abordou os retrocessos promovidos pelo Governo e a necessidade de defender a Universidade Pública, derrotando Bolsonaro nas ruas e nas urnas. Pautas como o congelamento de salário, os cortes nos orçamentos das Universidades, a produção de saúde e processos de transição do exercício da função para a aposentadoria, entre outras, foram debatidas.

As/os aposentadas/os, ao fazerem uso da palavra, ressaltaram a importância de que encontros semelhantes ao que estava sendo realizado sejam promovidos com regularidade para que as/os docentes do segmento mantenham vínculo com a Ufes e tenham uma relação mais saudável com a própria aposentadoria.

A Universidade foi criticada quanto ao tratamento que dá às pessoas que se aposentam, uma vez que se julga insuficiente o tipo de serviço dedicado a esse momento na vida das/os professoras/es, que, do dia pra noite, precisam abandonar décadas de trabalho e de dedicação à Ufes de maneira considerada abrupta, sem tempo para a adaptação e nem, ao menos, para que desocupem adequadamente a sala, armários e o espaço de trabalho no qual atuaram.

Houve crítica direcionada à Adufes também. Causou descontentamento a escolha dos locais de votação que obrigaram o retorno de aposentadas/os aos seus centros com os quais já não têm mais vínculo e que são muitas vezes, por elas/eles desconhecidos. Por isso, foi ressaltada a importância de que sempre haja a opção de participação do segmento na sede do Sindicato, onde o vínculo está mantido.

A Assessoria Jurídica da Adufes também esteve no evento e deu informes sobre pautas de interesse das/os aposentadas/os. As/Os participantes puderam fazer perguntas e tirar dúvidas, assim como apontar sugestões de melhorias.

O diretor da Adufes Edson Cardoso ressaltou que o evento foi muito positivo e que o objetivo é realizar novas plenárias. Ele lembrou que, além dos elogios à iniciativa, também foram feitas críticas tanto à universidade quanto ao Sindicato. Elas foram registradas e serão tratadas pela Adufes tanto no que diz respeito à relação do Sindicato com esse segmento de sua base, quanto  com a Ufes, reivindicando que as questões levantadas sejam objeto de mudança dentro da Universidade.

Música

A Plenária das/dos Aposentadas/os contou, ainda, com a apresentação do Trio Alexandre Araújo, composto por Bastian Herrera e Daniel Delvano, além do próprio Alexandre. Eles apresentaram um repertório que passeou entre a Bossa Nova, o chorinho e o samba, entre outros. Além disso, os participantes contaram com um coquetel durante o show que possibilitou um momento rico de trocas e interação entre a categoria.

As/Os participantes puderam, ainda, conhecer o espaço literário na Sala do Café; a escultura “Líber”, do professor aposentado José Carlos Vilar, recém-instalada na frente da sede do sindicato; a escultura Fonte Vúlvica, do professor aposentado Edson de Paula Ferreira, e a exposição “Vida e Poesia do Patativa do Assaré” (1999), do xilógrafo José Lourenço. Tudo isso na sede da Adufes, em Goiabeiras

Em breve a Adufes divulgará atividade com segmento de aposentadas/os em Alegre e São Mateus.

Adufes