Carta em Defesa do Estado de Direito foi lida na Ufes e ultrapassou 1 milhão de assinaturas

Dia histórico em defesa de eleições livres! Na tarde de quinta-feira, 11/08, a Adufes, junto a entidades, como Sintufes e o DCE-Ufes, realizaram a leitura da Carta em Defesa do Estado de Direito, na escadaria do Teatro Universitário da Ufes, no campus de Goiabeiras, em Vitória. O documento recebeu mais de 1 milhão de assinaturas.

A atividade reuniu entidades, servidoras/es públicas/os, estudantes, políticos, movimentos sociais e populares e outros representantes de diferentes setores da sociedade civil, em um ato histórico que reafirmou o enfrentamento à tentativa de deslegitimar o processo eleitoral por parte de Bolsonaro. Além da carta da USP, também foi lida a carta em defesa da democracia da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que denuncia o desmonte da universidade pública, da ciência e tecnologia e o ataque à sua autonomia por meio de intervenções e não nomeação das/dos dirigentes eleitos em primeiro lugar nas listas tríplices.

Em meio a várias representações presentes ao ato, a professora Ethel Maciel foi mencionada pela presidenta da Adufes, Junia Zaidan, durante sua intervenção. “Um dos registros mais importantes desta noite é a presença de Ethel Maciel, reitora eleita desta Universidade Federal do Espírito Santo”, ressaltou Junia, seguida por forte manifestação de apoio e aplauso.

Adufes