Participe do abaixo-assinado que pede a suspensão do prazo para o debate sobre as propostas de mudanças na Resolução 60/1992 Cepe

A Adufes convoca todas/os as/os docentes da Ufes para que assinem o abaixo-assinado (clique aqui e assine!) que pede a suspensão do prazo para o debate sobre as propostas de mudanças na Resolução 60/1992 Cepe que está tramitando na Universidade. Ela amplia a precarização do trabalho docente, reforça uma lógica de austeridade, invisibiliza o trabalho docente e não resolve os problemas atuais para registro de carga-horária.

A categoria reconhece a necessidade de atualização do documento, mas, em todos os espaços nos quais a diretoria da Adufes tem circulado, tem sido unânime o rechaço à proposta. Já foram realizadas plenárias sobre o tema em cinco dos 11 centros da Ufes, desde o início de julho. Em agosto, a Adufes constituiu um Grupo de Trabalho composto pela Comissão Local de Mobilização e pelo GT Carreira do Andes, que já iniciaram os trabalhos para informar a categoria, possibilitando análises e formulações de propostas.

A Resolução vigente tem 30 anos e sua atualização demanda uma discussão ampla, efetiva, que não seja apressada. A Ufes vive um processo de desmonte, com cortes orçamentários, o que a impede de ampliar o seu quadro docente por meio de concursos públicos. Isso tem gerado um grande déficit de docentes e também de técnicos-administrativos. Tudo isso compõe o pano de fundo desta proposta de alteração que foi feita pela Comissão de Política Docente do Cepe. É preciso combater a causa dos problemas ao invés de sacrificar a categoria e a própria universidade mudando as próprias normas em um movimento de autofagia que vai piorar ainda mais a situação que já é bastante ruim.

Adufes