Não à transfobia na Ufes! Confira a nota da diretoria da Adufes

Direção manifesta veemente repúdio às manifestações transfóbicas proferidas por docente do Centro de Educação Física e Desporto da Ufes; Confira

NÃO À TRANSFOBIA NA UFES – NOTA DA DIRETORIA DA ADUFES

A diretoria da Adufes manifesta veemente repúdio às manifestações transfóbicas proferidas por docente do Centro de Educação Física e Desporto da UFES, por ocasião da convocação de uma reunião no referido centro, com participação da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Cidadania e do Centro de Educação. A reunião foi convocada para a última sexta-feira, dia 16 de setembro de 2022, com o objetivo de discutir uma política para a superação da estigmatização e exclusão no uso dos banheiros.

Cumpre à Administração Central e ao conjunto da comunidade acadêmica dar uma resposta enérgica, que não deixe dúvidas: não abriremos espaço em nossa universidade para a intolerância e o autoritarismo que se expressam nas diversas tentativas de imposição de heteronormatividade e de criminalização da diferença.

Nenhuma conquista forjada na contramão das normatividades se deu, ao longo da história, sem atrito, conflito e violência, seja em relação às questões etnicorraciais, de gênero, da sexualidade, entre outras que se interseccionam constituindo-nos na matriz comum de classe trabalhadora que compartilhamos. Que o episódio ora repudiado, que vem na esteira de uma sequência de ataques da mesma natureza em nossa instituição, nos sirva de lembrete da força que precisamos continuar construindo coletivamente para avançar rumo à universidade popular que ainda não temos.

Vitória – ES, 20 de setembro de 2022.

Diretoria da Adufes
Gestão Autonomia e AfirmAção

 

Adufes