Assembleia da Adufes decide que Andes-SN deve permanecer filiado à CSP-Conlutas e elege delegação para congresso que dará a palavra final em fevereiro

Além disso, o relatório anual de gestão (abril a outubro de 2022) da atual diretoria, que também era ponto de pauta da Assembleia Geral, foi aprovado pela categoria

A Assembleia Geral (AG) da Adufes, realizada nesta segunda-feira, 12, decidiu coletivamente pela permanência do Andes-SN na CSP-Conlutas. Delegadas e delegados também foram eleitas/os pela assembleia e irão ao 41º Congresso do Andes-SN, que acontecerá em Rio Branco, no Acre, em fevereiro de 2023. No encontro, docentes de todo o Brasil decidirão sobre a permanência ou não na Central Sindical.

Os representantes da Adufes  são autônomos para  votar de acordo com as próprias posições, a partir do debate realizado na nossa seção sindical, que se estenderá durante o Congresso. Embora a decisão coletiva tenha sido deliberada separadamente da eleição da delegação, a escolha dos nomes pela AG foi coerente com o posicionamento de permanência na CSP, uma vez que das/os nove delegadas/os eleitos, sete se posicionaram indicando decisão ou inclinação a votar dessa forma.

A décima delegada será Junia Zaidan, presidenta da Adufes, representando a diretoria. Ela votará pela permanência do Andes-SN na CSP-Conlutas, conforme deliberação por maioria das/os diretoras/es do Sindicato. No total, uma delegação de 25 docentes da Adufes irá ao 41º Congresso do Andes-SN, incluindo observadoras/es. Todas/os as/os candidatas/os a delegadas/os irão ao evento, contudo quem não foi eleito será observador/a suplente. Filiadas/os também puderam colocar seus nomes para participar exclusivamente como observadoras/es.

Debate

Durante a AG, as/os candidatas/os puderam se apresentar e falar sobre seus posicionamentos relativos à filiação à CSP-Conlutas e também sobre outras pautas que estão no radar do congresso que será realizado em Rio Branco. As demais pautas do encontro serão divulgadas em breve no Caderno de Textos e as decisões sobre elas definirão o plano de lutas anual da categoria em todo o país. A diretoria da Adufes convocará uma reunião com a delegação para discutir o Caderno de Textos.

A presidenta da Adufes, Junia Zaidan, ressaltou que a delegação formada tem prevalência de mulheres, ratificando a tendência do último Congresso em que houve totalidade de mulheres. “Temos também diversidade étnico-racial, em relação ao tempo de filiação e, novamente, levaremos ao Acre um grupo plural. A realização dessa AG foi uma grande tarefa neste final de ano quando ainda estamos com diversas atividades em curso, incluindo a programação do Mês da Consciência Negra. O relatório de gestão desta diretoria foi aprovado pela categoria e agora caminhamos para encerrar as atividades do ano de maneira muito positiva, revigorando-nos para os enfrentamentos a fazer em 2023”.

Confira quem vai a Rio Branco representar as/os docentes da Ufes:

Delegadas/os

Junia Zaidan (pela diretoria)

Aline Bregonci

Lívia Moraes

Fernanda Binatti

Priscila Chaves

Jacyara Paiva

Mônica Vermes

Rafael Bellan

Iguatemi Rangel

Ricardo Behr

 

Observadoras/es Suplentes

João Porto

Ana Cláudia Meira

Thaís Vieira

Bernardete Mian

Marcelo Barreira

Alexandre Curtiss

Antônio Rocha

Daniela Zanetti

Raphael Góes

 

Observadoras/es

Alexandre Oxley

Éder Moreira

Gabriel Luchini

Inês Ramos

Juliana Melim

Maria Helena Elpídio

Sônia Lopes

Rafael Gomes

Adufes