Diretoria da Adufes registra homenagem à professora Edna Castro de Oliveira, pelo Prêmio Estadual de Direitos Humanos 2022

Diretoria da Adufes registra sua homenagem à professora Edna de Castro!

Nossa colega, nossa inspiração no trabalho docente e na lida da vida, Edna Oliveira, receberá o Prêmio Estadual de Direitos Humanos 2022 pelo Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH). A cerimônia de entrega da honraria será nesta quinta-feira, 8, às 9h, no Auditório do Palácio da Fonte Grande, em Vitória.

O percurso de Edna Castro de Oliveira como docente é a mais intensa expressão do pensamento de Freire, principalmente do princípio deste grande mestre de que a leitura do mundo precede a leitura da palavra. Seja na criação do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (Neja/Ufes), seja na atuação nos processos formativos na EJA e junto ao MST, e ainda como militante na Adufes que ajudou e ajuda até hoje a construir (Edna está no seu segundo mandato no Conselho de Representantes do sindicato), nossa colega é uma astuta escutadora dos saberes da experiência, uma defensora da autonomia e da liberdade dos humanos, uma tecelã da amorosidade no trato da vida digna de ser vivida.

Vibramos com o prêmio que nossa companheira recebe, afirmando que sua presença em defesa de uma formação ética e poética fortalece as lutas pela educação pública.

Uma honra e privilégio ter Edna ao nosso lado, nos ensinando com suas práticas cotidianas que educar é um ato de coragem e de invenção de mundos mais solidários.

Diretoria da Adufes
Gestão Autonomia e AfirmAção
Biênio 2021-2023

Adufes