Em Carta Aberta, corpo docente da Escola Primo Bitti denuncia abandono do Governo do Estado

O Corpo Docente da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Primo Bitti, em Aracruz, divulgou uma carta aberta ao Governo do Estado e à população capixaba. No documento, as/os professoras/es denunciam o abandono do Governo do Estado com as famílias das vítimas e também com as/os profissionais da escola. A carta também aponta uma série de reivindicações.

A escola é uma das atingidas no ataque feito por um adolescente que vitimou fatalmente, em novembro, as professoras Cybelle Passos, Flávia Amboss e Maria da Penha Pereira, além da aluna Selena Sagrillo. O Centro Educacional Praia de Coqueiral (CEPC) também foi atacado.

“Apesar da gratidão pelo que tem sido feito, não podemos deixar de nos sentir abandonados como seres humanos. Até este momento, a Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo não realizou nenhum contato individualizado com a equipe de profissionais da escola, tão pouco, acionou outros setores do Governo do Estado para que o fizesse; Não orientou as empresas terceirizadas responsáveis pelas equipes de limpeza, merenda escolar e vigilância a dar assistência a seus funcionários; Não prestou assistência inicial às famílias que estavam com seus entes hospitalizados e com dificuldades para se deslocarem às unidades de internação; Não elaborou um plano de atendimento psicológico individualizado e contínuo para os membros da escola; Não registrou de imediato a Comunicação de Acidente de Trabalho; Não enviou profissionais colaboradores para gerenciar a parte administrativa da escola;”, denunciam as/os professoras/es na carta.

Organização

No dia 30 de novembro, foi criado, pela sociedade civil, o Fórum Antifascista que tem o objetivo de construir coletivamente uma articulação de combate ao nazi-fascismo no Espírito Santo expresso sobretudo no massacre que ocorreu em duas escolas de Coqueiral de Aracruz em novembro. Sindicatos, associações, coletivos, mandatos parlamentares, entre outras entidades integram o Fórum, entre elas a Adufes. O grupo já fez reuniões, inclusive com a Sedu, e tem se mobilizado para reivindicar uma reunião com o governador do Estado, Renato Casagrande, para tratar do assunto.

A primeira foto abaixo foi feita na manhã desta sexta-feira, 16, em frente à Escola Primo Bitti, em Aracruz. Confira a nota:

Adufes