Em reunião, membros do Fórum Antifascista fazem reinvindicações ao secretário de Educação do Estado

Na segunda-feira, 5, representantes do Fórum Antifascista se reuniram com o secretário de Educação do Estado, Vitor de Angelo. No encontro, reafirmaram a necessidade de providências imediatas diversas, que incluem, por exemplo, o acompanhamento psicossocial das vítimas do atentado em Aracruz e também reivindicaram uma reunião com o governador Renato Casagrande para tratar de temas discutidos no Fórum.

O Fórum Antifascista foi criado no dia 30 de novembro, em reunião ampliada na sede da Adufes, pela sociedade civil, com o objetivo de construir coletivamente uma articulação de combate ao nazi-fascismo no Espírito Santo, expresso sobretudo no massacre que ocorreu em duas escolas de Coqueiral de Aracruz, em novembro. Sindicatos, associações, coletivos, mandatos parlamentares, entre outras entidades integram o Fórum, entre elas a Adufes.

Na reunião com o secretário, os representantes do Fórum também reivindicaram a escuta e diálogo do governador Casagrande com os movimentos populares, compromisso firmado por ele ainda durante a campanha eleitoral, já que sua gestão foi, até agora, marcada pela falta de diálogo com os movimentos da sociedade civil organizada. O secretário se comprometeu a contribuir com o diálogo para que o encontro com Casagrande ocorra. Também foi solicitado o apoio psicossocial às vítimas do atentado e que a Secretaria se atente às/aos auxiliares de serviços gerais e vigilantes das escolas de Aracruz que sofreram o atentado.

Representantes do Fórum também solicitaram a conclusão do ano letivo. Vitor se prontificou a dialogar com o Conselho de Educação, mas adiantou que, em sua compreensão, não há respaldo legal.

Participaram da reunião com o secretário: Ana Paula Rocha, Edna Calabrez, Galdene Santos, Cláudia Murta, Fábio Amorim, Marta Falqueto, Camila Valadão e Iriny Lopes.

Adufes