Fórum Antifascista do Espírito Santo divulga nota sobre o massacre em Aracruz

O Fórum Antifascista do Espírito Santo, o qual a Adufes integra, divulgou uma nota sobre o massacre em Aracruz, após nova reunião do coletivo, realizada nesta segunda, 19 de dezembro. O atentado, que vitimou três professoras e uma aluna, completa um mês no dia 25 de dezembro. O documento chama a atenção para que o caráter neonazista do crime bárbaro não caia no esquecimento.

“Não pode cair no esquecimento o caráter neonazista – reflexo do fortalecimento da extrema direita em todo o Brasil – da tragédia criminosa que, em Novembro de 2022, ceifou a vida de três professoras e uma aluna, e feriu gravemente 12 pessoas, nas escolas Estadual de Ensino Fundamental e Médio Primo Bitti e privada Centro Educacional Praia de Coqueiral, em Aracruz, no Espírito Santo. O que provocou enorme comoção nacional e estadual deixando um rastro de dor, sofrimento, sangue, lágrimas e desespero para a comunidade escolar, familiares, amigos, vizinhos e moradores da cidade”, destaca um trecho da nota.

O Fórum foi criado pela sociedade civil para que seja construída coletivamente uma articulação de combate ao nazi-fascismo no Espírito Santo expresso sobretudo no massacre que ocorreu em duas escolas de Coqueiral de Aracruz. Sindicatos, associações, coletivos, mandatos parlamentares, entre outras entidades integram o Fórum, entre elas a Adufes. O grupo já fez reuniões, inclusive com a Sedu, e tem se mobilizado para reivindicar uma reunião com o governador do Estado, Renato Casagrande, para tratar do assunto, que já teve repercussão na imprensa nacional por algumas vezes.

Confira a nota nos cards abaixo.

Seguiremos na luta para que esse crime não caia no esquecimento. Pelas vidas perdidas, nenhum minuto de silêncio, mas uma vida inteira de luta!

Por Cibelly, Flávia, Penha e Selena!

Adufes