Lançamento do e-book gratuito “Intervenções de Bolsonaro nas instituições federais de ensino: reitoras e reitores eleitos e não empossados — nossa luta, nossa história”

 

Luta contra as intervenções se fortalece!

Reitoras/es e vice-reitoras/es eleitas/os e não nomeadas/os por Bolsonaro publicaram o e-book gratuito “Intervenções de Bolsonaro nas instituições federais de ensino: reitoras e reitores eleitos e não empossados — nossa luta, nossa história”. O material para download está disponível no site da Editora Encontrografia, que também disponibiliza a versão impressa (paga e com exemplares limitados).

A reitora eleita e não nomeada da Ufes, Ethel Maciel, é uma das autoras do livro. Ela narra, no material, as fases do processo, desde a eleição para reitora até a intervenção na Ufes. Ethel seria a primeira mulher a ocupar a Reitoria da Ufes desde sua fundação. Baixe a e-book e confira!

As intervenções, entendidas como a não nomeação de dirigentes eleitos pela comunidade acadêmica, geraram mobilizações em todo o país, com atos, debates, assembleias, entre outras manifestações. Também foi publicado o dossiê “A Invenção da Balbúrdia: Dossiê sobre as Intervenções de Bolsonaro nas Instituições Superiores de Ensino”, organizado pela Adufes, por solicitação do Andes-SN. O dossiê é assinado pelo professor do Departamento de História da Ufes André Ricardo Pereira; pela presidenta da Adufes, Junia Zaidan, e pela ex-presidenta Ana Carolina Galvão. Na publicação, a intervenção, na Ufes, foi classificada como um tipo específico em que não há alinhamento com o governo. As outras classificações incluem alinhamento com o governo e nomeações de dirigentes pró-tempore.

“Em vez de assistirmos passivamente a história passar, resolvemos registrá-la. Reafirmamos nosso compromisso com as comunidades que nos elegeram, não permitindo que esta história seja esquecida ou minimizada”, destaca o organizador do livro, professor Dr. Marcel Fernando da Costa Parentoni, na apresentação do material.

Esses materiais compõem a memória de luta pela autonomia das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), que segue firmes!

Acesse o site da editora e confira:

E-book gratuito | Livro impresso

Adufes