188 anos da Revolta dos Malês! Negras e Negros lutaram contra a escravidão no passado

A Revolta dos Malês, deflagrada em 25 de janeiro de 1835, na Bahia, é um dos marcos da luta da população negra no Brasil por liberdade e melhores condições de vida. O movimento tinha entre suas/seus integrantes pessoas de diversas origens geográficas dentro da África, escravizadas/os e libertas/os, assim como praticantes de uma diversidade de religiões, como mulçumanas/os e adeptas/os do culto aos orixás. O que tinham em comum era o fato de integrarem a população negra da época, que sofria as opressões da sociedade branca escravagista.

A luta de negras e negros na Revolta dos Malês segue viva hoje nas pautas e articulações do Movimentos Negro no Brasil, que segue reivindicando e fazendo os enfrentamentos necessários para construir uma sociedade cada vez mais antirracista com a garantia de respeito aos direitos conquistados ao longo de séculos.

A Adufes reafirma seu compromisso com as lutas contra todas as formas de opressão, compreendendo que o capitalismo, ainda que atualizado e capturando pautas de grupos minorizados, continua utilizando o racismo como combustível de sua máquina exploradora da classe trabalhadora e geradora de lucro para a burguesia. “Não existe capitalismo sem racismo”, como bem lembrou Malcolm X.

Adufes