Adufes soma forças à mobilização pela recomposição salarial das/os servidoras/es

 

Na manhã desta terça-feira, 28, a Adufes somou forças com o Sintufes na mobilização pela recomposição salarial das/os servidoras/es. O ato ocorreu na reitoria da Ufes, em Goiabeiras, Vitória. Foram realizadas discussões, oficina de cartazes e havia café da manhã.

Durante o ato, foi reforçada a necessidade de recomposição salarial justa para as/os servidoras/es públicos federais, tendo em vista a proposta do governo federal de reajuste salarial linear de 7,8%, em 16 de fevereiro. Foram afixadas faixas e cartazes na reitoria, com frases que destacam a luta.

“O ato foi muito importante para demarcarmos a nossa posição de defesa de um reajuste salarial justo para as servidoras e servidores. Depois de 4 anos de um governo que despreza o serviço público, a proposta de recomposição salarial do atual governo é uma alívio, mas o percentual proposto está aquém do pedido e distante das perdas salariais, que chegam a quase 30%”, destaca a vice-presidenta da Adufes, Jacyara Paiva.

A primeira proposta do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos prevê um reajuste salarial linear de 7,8% a partir de 1º de março, bem como 43,6% (R$ 200) de reajuste no auxílio-alimentação. O percentual proposto não alcança sequer o índice fixado na Lei Orçamentária Anual pelo governo Bolsonaro, que foi de 9%. E em 4 anos do governo anterior, a defasagem chega a quase 30%. As categorias reivindicam 26,94% de recomposição salarial emergencial bem como a equiparação de benefícios do Poder Executivo com outros Poderes.

Na tarde desta terça-feira, em Brasília, os sindicatos nacionais, entre eles o Andes-SN, e fóruns representativos das/os servidoras/es públicas/os federais se reunirão com o governo federal para mais uma rodada de negociação pela recomposição salarial.

Confira abaixo os registros da mobilização desta terça:

 

Adufes