Governo federal propõe 7,8% de reajuste nos salários e 43,6% no auxílio alimentação

As negociações com o governo federal começaram nessa quinta-feira, 16. A primeira proposta apresentada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, conforme o ofício nº 4410/2023/MGI, é de um reajuste salarial linear de 7,8% sobre a atual remuneração a partir de 1º de março de 2023, e 43,6% no auxílio alimentação, que passaria de R$ 458,00 para R$ 658,00.

A proposta é um avanço em relação ao governo passado, que sequer concedeu reajuste, mas o percentual de recomposição apresentado pelo governo é insuficiente. O funcionalismo público está há, pelo menos, seis anos sem recomposição salarial e, no período, a inflação já corroeu cerca 40% das remunerações.

“Ao menos temos uma mesa de negociação agora, o que nos foi negado por mais de quatro anos. A Adufes continuará se articulando na luta para que a recomposição atenda efetivamente à categoria”, afirma a presidenta Junia Zaidan, que estará na reunião do setor das federais, convocada pelo Andes-SN nos dias 04 e 05 de março, para fortalecer a campanha.

Adufes