Movimento Escolas pela Democracia trabalhará para barrar o “Escola sem partido”

Nessa terça-feira, 14, aconteceu a reunião do “Movimento Escolas pela Democracia”, que tem o objetivo de rechaçar, na íntegra, projetos de lei que instituam o programa “Escola sem partido”. O grupo surgiu a partir de uma reunião realizada na Câmara de Vitória, da qual a Adufes participou.

Esse movimento surge em meio à retomada de Projetos de Lei (PL) na Câmara de Vitória que tratam do assunto, como é o caso do PL nº 225/2017, que institui o programa na rede municipal e o PL 218/2022, que estende a mesma proposta para a rede privada de ensino.

O Movimento Escolas pela Democracia é uma articulação para barrar essas propostas e lutar, também, por escolas efetivamente democráticas, com participação ativa das/os docentes e de toda a comunidade escolar, sem ingerência dos governos de plantão.

A reunião que criou o grupo ocorreu na Câmara de Vitória e foi articulada pelo vereador André Moreira. O encontro contou com a participação de representantes da Adufes, da organização Professores Associados pela Democracia de Vitória (PAD-Vix), do mandato do deputado federal Helder Salomão e do Imprensa Livre.

“A importância do movimento é rechaçar, na íntegra, qualquer projeto dessa natureza, porque vai de encontro à visão de educação e de escola que defendemos, que tem na sua base os princípios freireanos, em especial, que concebem a escola e a educação como lugar de debate, de crítica, de transformação social, não cabendo, portanto, ideais de neutralidade, imparcialidade, objetividade, negação da política enquanto essência do humano. A Adufes, portanto, apoia essa causa, já que atinge diretamente os educadores, pois o projeto prevê, também, um policiamento das aulas, censurando ações críticas dos professores e professoras”, destaca o diretor da Adufes Luciano Vidon, que participou da reunião.

Ampliação da discussão

No dia 23 de fevereiro, às 18h30, será realizado o debate “Escola Sem Partido: ideologia reacionária travestida de neutralidade”. O professor do Centro de Educação da Ufes (CE) Valter Martins Giovedi participará do debate, que terá mediação da docente da rede municipal de Vitória e diretora e fundadora do Pad-Vix, Zoraide Barboza. A atividade ocorrerá na sede da Adufes, em Goiabeiras, Vitória.

Adufes