Nota da Diretoria da Adufes sobre a mobilização dos estudantes

Em nota, a Diretoria da Adufes manifesta solidariedade ao movimento dos estudantes, realizado nesta segunda-feira, 29. Confira:

A Diretoria da Adufes manifesta solidariedade ao Movimento Estudantil, em sua reivindicação por qualidade e acesso à alimentação no Restaurante Universitário (R.U.), que gerou forte mobilização nesta segunda-feira, 29 de maio, pela manhã.

Logo após a manifestação estudantil pela manhã, a Reitoria suspendeu o funcionamento do R.U. para o jantar desta segunda e para almoço e jantar desta terça, o que foi considerado punitivista pela comunidade universitária, tornando-se a pauta da forte manifestação do final da tarde e noite desta segunda, no prédio da Administração Central.

O ato culminou na ocupação do prédio da Reitoria, quando dirigentes do Movimento Estudantil saíram da reunião que tiveram com o Reitor Paulo Vargas, o vice-Reitor, o chefe de Gabinete e o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania, sem que fossem atendidos em sua reivindicação de suspensão das aulas nesta terça. Vemos com preocupação a reação da Reitoria frente ao protesto estudantil, e nos preocupa particularmente a postura que levou, sem diálogo com o movimento, à drástica decisão de suspensão imediata do funcionamento do RU.

As atividades acadêmicas dependem do Restaurante, e muitas pessoas já estavam na Ufes quando a medida foi anunciada. Muitos/as ficaram sem jantar.

Ao invés de aguçar os anseios de estudantes famintas/os/es, entendemos que a postura da Administração Central deveria ir na direção do diálogo e da busca por soluções que realmente considerem o Restaurante Universitário como essencial à permanência.

Com docentes da base e da diretoria, a Adufes acompanhou presencialmente as manifestações e decisões protagonizadas pelos estudantes dentro do prédio da Reitoria.

Ofensas proferidas por vigilantes federais a estudantes, como presenciamos nesta noite, serão denunciadas.

Por diálogo, livre manifestação e política de permanência!

Diretoria da Adufes
Gestão Autonomia e AfirmAção
Biênio 2021-2023

Adufes