Comunidade acadêmica do Centro Tecnológico organiza manifesto por nomeação de Diretor Pró-tempore

Abaixo-assinado pede que o Decano seja nomeado

A iniciativa de docentes do Centro Tecnológico (CT) conta com dezenas de assinaturas e pede que “com o término do mandato do atual Diretor do Centro Tecnológico, o Decano do Conselho Departamental, Prof. Dr. Antônio Sérgio Ferreira Mendonça, chefe do Departamento de Engenharia Ambiental, seja nomeado Diretor Pró-tempore, para dar andamento ao processo eleitoral para que o Centro Tecnológico possa ter um novo Diretor e Vice-Diretor democraticamente eleitos com a maior brevidade possível”.

A Adufes já noticiou sobre o recurso protocolado em 30/11, dirigido ao Conselho Universitário (CUn), sobre o processo de consulta à comunidade para eleger a nova diretoria do CT (leia aqui e entenda o caso: https://bit.ly/3aav3VK). Uma vez que o recurso ainda está em análise, os assinantes do manifesto expressam no documento a preocupação de “assegurar a legalidade e fortalecer os princípios democráticos que sempre foram norteadores de processos eleitorais no Centro Tecnológico”.

Leia a íntegra do Manifesto

Manifesto do CT

A questão que nos move, ao divulgar este manifesto, é a preocupação com o futuro do Centro Tecnológico, e, particularmente, com o processo de eleição de Diretor e Vice-Diretor para o quadriênio 2021-2024.

O processo eleitoral, iniciado em meados de outubro, foi cancelado. Esta decisão é objeto de recurso administrativo junto ao Conselho Universitário. Nossa preocupação é assegurar a legalidade e fortalecer os princípios democráticos que sempre foram norteadores de processos eleitorais no Centro Tecnológico.

O mandato do atual Diretor se encerra no dia 01 de janeiro de 2021 e não há um novo Diretor democraticamente eleito para assumir a direção a partir desta data. Diante deste cenário, um Diretor Pró-tempore deverá ser nomeado pelo Reitor até que o Diretor eleito seja empossado.

É digno de nota que esta é uma situação de excepcionalidade no âmbito do Centro Tecnológico. Em 2000, passamos por uma situação semelhante de encerramento de mandato sem que houvesse um novo Diretor eleito. Naquela ocasião, o Decano do Conselho Departamental foi nomeado Diretor Pró-tempore até que fosse concluído o processo eleitoral e empossado novo Diretor. O Decano do Conselho Departamental reúne isenção, experiência e bom senso, imprescindíveis para assegurar calmaria ao momento de tormenta que estamos vivendo no Centro Tecnológico.

Vimos, então, por meio deste Manifesto, solicitar que, com o término do mandato do atual Diretor do Centro Tecnológico, o Decano do Conselho Departamental, Prof. Dr. Antônio Sérgio Ferreira Mendonça, chefe do Departamento de Engenharia Ambiental, seja nomeado Diretor Pró-tempore, para dar andamento ao processo eleitoral para que o Centro Tecnológico possa ter um novo Diretor e Vice-Diretor democraticamente eleitos com a maior brevidade possível.

O manifesto está disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScMXdtkZQlNTLZEvRTivR8u73nqSzg-S-K9idj1ddPxy4r09g/viewform (é preciso estar logado em conta da Ufes).

Adufes