Fala, docente!

Nessa seção a/o docente associada/o pode contribuir com textos autorais ou co-autorais opinativos, análises, crônicas, ensaios, poemas ou contos.

Como manifestação livre da categoria, as contribuições podem versar sobre temáticas direta ou indiretamente ligadas às pautas do movimento sindical. Recebidos em fluxo contínuo, os textos serão publicados conforme a ordem de recebimento ou urgência do tema.

Caso queira contribuir, envie-nos o texto em formato .doc (aberto), acompanhado de uma foto e breve biografia por meio do formulário desta página.

Por Marcelo Lima
Desde a queda do muro de Berlim e do fim do pacto de Varsóvia, nos anos 1990, vários intelectuais, alinhados com os grupos hegemônicos, vociferavam, […]

Por Jorginho da Adelaide
(Ficcionalizando uma reunião de formação de Ensino Remoto. Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência) Para transposição de seus cursos para a modalidade EARTE […]

Por Ana Carolina Galvão
Participei de um “Encontro Formativo” oferecido pela Departamento de Desenvolvimento Pedagógico da Ufes. Senti profunda vergonha... Não estou falando sobre ensino remoto: sim ou não. […]

Por André Queiroz Gaspar Paz
Conversa infinita nasceu do diálogo entre André Queiroz e Gaspar Paz. São trocas e experimentações com a escrita que se intensificaram durante esse período de […]

Por Edson Cardoso
Acertando o foco: com a pandemia Covid-19 o sistema de Ensino Básico e Superior do Brasil se viu no dilema “precisamos fazer alguma coisa” com […]

Por Rafael Bellan
A comunidade universitária da Ufes enfrenta novamente um desafio que tende a gerar polêmicas e controvérsias: o retorno às atividades de ensino durante a pandemia […]

Por Juliana Iglesias Melim Lívia de Cássia Godoi Moraes
Ensino Remoto é o mesmo que Educação à Distância (EàD)? Não. O Ensino Remoto é um arremedo que está sendo apresentado como resposta pragmática ao […]

Por
Por Profa Dra Magda Castro¹ Em tempos de isolamento social imposto pela pandemia pelo COVID-19, o Grupo de Pesquisa “Práticas Integrativas e Complementares: contribuições para […]

Por
Por  Daniela Zanetti* e Adriana Fiorotti Campos** Se nossas formas de comunicação e de interatividade mediadas pelas redes e fluxos digitais já havia se consolidado […]

Por
Por Pedro Marra* A última semana de maio de 2020 foi infernal, tanto no que diz respeito ao volume de trabalho, quando ao calor das […]

Por
Por Maria Helena Elpidio Este texto busca dialogar com esses dias repletos de incertezas, informações, angústias e muitas instabilidades ao redor do mundo e das […]

Por
Por Ana Heckert Eu estou aqui acompanhando o debate acerca da suspensão ou não do calendário já fictício da UFES.  Tentam não suspender um calendário que […]

Por
Por Raphael Furtado* Escrevo essas breves notas devido à minha indignação com o PARECER n° 00202/2020 da Procuradoria da UFES, a respeito do questionamento da ADUFES […]

Por
 Por André Ricardo Valle Vasco Pereira* A proposta da ADUFES de suspensão do calendário é fundamental. Infelizmente, porém, os professores da UFES, aparentemente, não vão apoiar. […]

Por
Por Juliana Iglesias Melim* Das janelas de nossas casas, ou das janelas virtuais que agora se abrem com mais frequência para uma parcela da população, assistimos […]

Por
Por Luis Eustáquio Soares * 1. As mutações viróticas do sistema capitalista Assim como o vírus só consegue se reproduzir no interior de células e […]

Por
A Epidemiologia no enfrentamento da pandemia de coronavírus – parte 1[1] Por Professora Ethel Leonor Noia Maciel* Gostaria de começar este artigo com três premissas:     1.   […]

Por
Por Professor Thiago Dias Sarti* Provavelmente o Brasil viverá nas próximas semanas um dos maiores desafios em termos de saúde pública de sua história. Que […]