“Tenho boas lembranças como docente do Centro de Educação”

Professora Alda Pessoti fala sobre sua trajetória na Ufes. Contribua você também. Saiba como enviar seu texto aqui

Comecei a ensinar na UFES em janeiro e fevereiro de 1976, nos cursos de Licenciatura de 1º Grau para professores e especialistas em convênio com a SEDU e Prefeituras Municipais, um programa que abrangeu o país inteiro e que foi financiado com recursos do Salário-educação. Trabalhei em Nova Venécia e na Ufes.

Assim continuei no mês de julho de 1976 e depois no verão de 1977 e no primeiro semestre de 1978, mas na disciplinas estágio supervisionado em Administração Escolar.

Nesta época fazia mestrado em Educação- Administração e Planejamento Educacional – na Fundação Getúlio Vargas, No Rio de Janeiro, que concluí em 1978.

Fui para a Universidade Federal de viçosa em 1979 e transferida para o Centro de Educação em fevereiro de 1982, para o DASE.

Tenho boas lembranças como docente do Centro de Educação. Ajudei a criar em 1982 a Seção estadual da ANPAE- Associação Nacional de Professores e Políticas de Administração de Educação.

Fui duas vezes Coordenadora de Extensão do CE e integrei Câmara de Extensão da Pró- Reitoria de Extensão por 4 anos.

Mas foram a sala de aula e as atividades de extensão que sempre motivaram o meu trabalho docente.

Trabalhei sempre com a Licenciatura/Habilitação de Administração Escolar e com as disciplinas de Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus para todos os cursos de Licenciatura, inclusive a de Pedagogia em todas as suas Habilitações.

Período de muito enriquecimento profissional – sem internet- os alunos estudavam em livros e eu emprestava minhas revistas da ANPAE, ANPED e Fundação Carlos Chagas. Tive muito apoio da Biblioteca Central, que emprestava os livros em meu nome até durante três meses para uso dos alunos e nunca nenhum exemplar foi extraviado.

Turmas maravilhosas dos alunos de todos os cursos.  Só elogios à dedicação que eles demonstravam durante as aulas e em atividades de extensão.

Após aposentadoria continuei a trabalhar como Professor Substituto no curso de Especialização em Especialista da Educação  nas turmas matutina e noturna durante muito tempo, também para as diversas licenciaturas e principalmente nos Cursos noturnos de Pedagogia e Física.

Ninguém queria dar aulas às sextas-feiras à noite, principalmente para Pedagogia e Física. Neste dava aulas de 21 às 23 horas.

Tenho muitos cartões e placas que ganhei de meus alunos como lembranças. Fotografias apenas da Turma noturna do Curso de Especialistas em Educação do Centro Pedagógico que concluiu o curso em 1996.

Em 1995 a EDUFES editou meu livro “Ensino Médio Rural: as contradições da Formação em Alternância”, todos exemplares vendidos e ainda em 1995 a EDUFES destruiu todos os arquivos e o off-set e não pude fazer a segunda edição e nem ampliar os estudos de quase 20 anos de estudos sobre a Pedagogia da Alternância no ES, que comecei em 1976.

Nos anos da década de 1990 passei a escrever para o jornal A GAZETA sobre os resultados de meus trabalhos de extensão e pesquisas na área de formação profissional rural, que pretendo publicar um dia em forma de livro.

*Alda Luzia Pessotti – professora aposentada do Centro de Educação, do antigo DASE-  Departamento de Administração e Supervisão Escolar. 

Os textos dos docentes não expressam, necessariamente, a opinião da diretoria da Adufes. Se você, docente associada(o), deseja contribuir com textos autorais ou co-autorais opinativos, análises, crônicas, ensaios, poemas, contos, envie-nos em formato doc (aberto), acompanhado de uma foto e breve biografia.

Como manifestação livre da categoria, as contribuições podem versar sobre temáticas direta ou indiretamente ligadas às pautas do movimento sindical. Recebidos em fluxo contínuo, os textos serão publicados conforme a ordem de recebimento ou urgência do tema. Entre em contato!