A necessária formação docente na Educação Infantil

Texto da sessão “Fala, docente!”

A efetivação do direito à educação infantil no Brasil encontra muitos percalços. É histórica a luta pela ampliação do atendimento educacional às crianças pequenas (de 0 a 5 anos e 11 meses de idade) e pela promoção de qualidade adequada às especificidades do público infantil, relacionada à constante defesa da efetiva integração ao sistema de ensino e de financiamento para essa etapa da educação básica. A educação infantil ainda reivindica, e é urgente, também seu reconhecimento político e pedagógico. A garantia do direito à educação infantil requer superar a ausência de prioridade dada a essa etapa da escolarização, considerada ainda menos importante.

Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – Lei nº 9.394/1996), a educação infantil passou a integrar o sistema de ensino como primeira etapa da educação básica e, quanto à formação de professores, tem-se, com a LDB, exigência de formação mínima para atuar nessa etapa educacional. Esse aspecto merece destaque não só porque relacionado diretamente à qualidade do ensino ofertado às crianças na educação infantil, mas porque a valorização dos professores, que é também bandeira histórica de luta, vincula-se ao direito à formação docente, o que na educação infantil é ainda mais desconsiderado.

A menor importância dada à educação escolar das crianças pequenas encontra guarida em afirmações que julgam que apenas estar na companhia das crianças atendendo suas necessidades básicas de saúde, bem-estar e segurança são atributos suficientes que credenciam à docência na educação infantil, ou mesmo que o processo continuado de cuidado de crianças pequenas ao longo do tempo constitui todo o necessário para a educação escolar desse público.  Se por um lado sabemos que a recente história da educação infantil guarda contradições nessa direção, e que ainda está em debate sua identidade, que se expressa nas várias concepções acerca da essencial relação entre cuidado e educação, por outro, no âmbito acadêmico pelo menos, esperamos que seja indubitável que o exercício do magistério – seja na educação básica, seja na educação superior – requeira formação específica; formação que seja adequada e continuada. A negativa dessa assertiva, especialmente para a educação infantil, justifica e faz avançar as reiteradas investidas na desvalorização dos professores ao mesmo tempo em que nega às crianças o direito inalienável à educação.

Entendemos que a apropriação da ciência pedagógica é condição para a formação de professores da educação infantil, pois nos permite tomar o processo educativo na configuração de seu duplo objeto: a identificação dos elementos culturais essenciais que precisam ser assimilados para alcance das máximas possibilidades formativas e, ao mesmo tempo, as formas mais adequadas para atingir esse fim (SAVIANI, 2019). Também o domínio da ciência psicológica, que em articulação à pedagogia e às ciências relacionadas as demais áreas do conhecimento, nos permite adensar a compreensão acerca das vinculações entre forma (maneira de ensinar), conteúdo (elementos culturais essenciais) e destinatário (aquele a quem ensina) (MARTINS, 2013).

A negação da qualificação profissional para atuação na educação infantil especialmente, coaduna-se à lógica neoliberal, perversa, destruidora, utilitária. Sob os termos das competências socioemocionais, reivindica para essa etapa um profissional afetuoso, carismático, acolhedor, divertido, sem que o domínio pelos professores dos necessários conhecimentos científicos que devem subsidiar o ensino também nessa etapa da escolarização seja considerado. Sob essa lógica, os conhecimentos pedagógicos, psicológicos, filosóficos, por exemplo, são tomados como dispensáveis aos professores da educação infantil.

É compreensível que no senso comum haja equívocos acerca da formação docente, mas no meio acadêmico, onde atuam professores, ainda que a especificidade da educação infantil não seja tão familiar a muitos por não tê-la como objeto de estudo, é esperado que haja a defesa intransigente da formação docente, que é também a defesa de formação de qualidade aos alunos, sejam eles da educação infantil ou da educação superior.

A história da educação infantil – marcada por importantes lutas e conquistas – evidencia contradições acerca da influência das pedagogias hegemônicas e da necessidade de afirmação da identidade dessa etapa, por isso consideramos importante colocar em evidência esse tema. Qualquer anúncio, ainda que sutil e breve, sugerindo que professores da educação infantil se formam apenas e tão somente no exercício cotidiano, nas interações com as crianças ao longo do tempo, contribui para justificar a manutenção da precariedade da formação de professores para atuar nessa etapa e revela um compromisso político divergente às necessidades dos professores e das crianças, especialmente das crianças da classe trabalhadora.

Há tendências pedagógicas que advogam a centralidade infantil em contraposição à ideia de escolarização, referindo-se a práticas escolares como não adequadas para as crianças pequenas e tais tendências encontram terreno fértil nas competências socioemocionais que se traduzem na educação infantil obnubiladas por afeto e cuidado. Tais tendências têm ganhado a cena da formação de professores. Desqualificam a docência na educação infantil, comprometem a qualidade da prática pedagógica, favorecem que não avance uma perspectiva crítica a respeito do que é o ensino na educação infantil e sua importância para a formação humana em suas máximas possibilidades – o que tem implicações para o desenvolvimento da autonomia dos professores e das crianças.

É urgente a afirmação da formação dos professores da educação infantil, o que é também afirmar a importância da educação infantil para a humanização de todas as crianças, mas, de modo especial, dos filhos da classe trabalhadora, pois, em uma sociedade de classes as oportunidades não são as mesmas para todos e são sobre os mais desfavorecidos que incidem as piores condições.

MARTINS, Lígia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar:

contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. Campinas-SP: Autores Associados, 2019.

1. Ana Carolina Galvão – Professora do Centro de Educação (Ufes/Goiabeiras). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-Ufes) e é líder do grupo de pesquisa Pedagogia histórico-crítica e educação escolar. Participa do Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE) da Adufes e do Núcleo de Educação Infantil (NEDI-Ufes). Integrou a Comissão de Acompanhamento ao Trabalho/Ensino Remoto da Adufes, que elaborou publicações do sindicato entre 2020 e 2022. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) / Bauru e doutorado em Educação Escolar pela Unesp / Araraquara. Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
2. Fernanda de Araújo Binatti Chiote – Professora da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atua no Centro de Educação Infantil Criarte do Centro de Educação/Ufes. Participa do Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE) e do Grupo de Trabalho Carreira da Adufes e do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial (NEESP/CE/Ufes). Integrou a Comissão de Acompanhamento ao Trabalho/Ensino Remoto da Adufes, que elaborou publicações do sindicato entre 2020 e 2022. Coordena o Grupo de Estudo Sobre Autismo (GESA), do NEESP/CE/Ufes e é membra do grupo de pesquisa do CNPQ Desenvolvimento Humano e Práticas Educativas em espaços escolares e não escolares. Possui Graduação em Pedagogia pela Ufes, Mestrado e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes.
3. Luciana Pimentel Rhodes Gonçalves Soares – Professora da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atua no Centro de Educação Infantil Criarte do Centro de Educação /Ufes. Participa do Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE) e do Grupo de Trabalho Carreira da Adufes. Integrou a Comissão de Acompanhamento ao Trabalho/Ensino Remoto da Adufes, que elaborou publicações do sindicato entre 2020 e 2022. Possui Graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Ufes. Cursa Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Ufes) na linha Docência, Currículo e Processos Culturais, tendo como interesse de estudo a educação infantil e a didática. É membra do grupo de pesquisa Pedagogia histórico-crítica e educação escolar.

Os textos dos docentes não expressam, necessariamente, a opinião da diretoria da Adufes. Se você, docente associada(o), deseja contribuir com textos autorais ou co-autorais opinativos, análises, crônicas, ensaios, poemas, contos, envie-nos em formato doc (aberto), acompanhado de uma foto e breve biografia.

Como manifestação livre da categoria, as contribuições podem versar sobre temáticas direta ou indiretamente ligadas às pautas do movimento sindical. Recebidos em fluxo contínuo, os textos serão publicados conforme a ordem de recebimento ou urgência do tema. Entre em contato!