Membros do Conselho de Representantes da Adufes manifestam-se sobre a regulamentação das Assembleias da Adufes

Prezados colegas,

Nós dois que assinamos essa pequena nota somos representes do Ceunes no Conselho de Representantes da Adufes e escrevemos para manifestar nesse espaço algumas ponderações sobre um abaixo- assinado que está circulando (que pede que as assembleias da ADUFES sejam gravadas e disponibilizadas aos sindicalizados, além de queixar-se da ausência de um sistema de participação e votação remotos)

1) Urge alterar o estatuto da ADUFES e permitir Aassembleias Gerais descentralizadas nos campi do interior. É um absurdo que tenhamos que ir a Vitória para participar. Há tempos se tenta fazer essa alteração e precisamos garantir que ela ocorra.

2) Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Acabar com as Assembleias Gerais transformando-as em consultas pela Internet é inaceitável. O debate tem que ocorrer presencialmente. A solução não é esvaziar as assembleias, e sim trazer mais docentes para elas e realizá-las também no interior.

3) filmar e divulgar as assembleias expõe os docentes à possibilidade de assédio, inibindo a fala e, eventualmente, até a votação nesses espaços. Não é democrático nem seguro gravar essas imagens sem autorização.

Pelo exposto, nossa posição é claramente contrária a esse abaixo-assinado. É o típico caso de jogar a criança fora com a água suja da bacia.

Agradecendo a todas e todos pela leitura, aqui nos despedimos.

Raphael Góes Furtado,
André Pizzaia Butta.

*Raphael Góes Furtado e André Pizzaia Butta – Integrantes do Conselho de Representantes do Centro Universitário Norte do ES (Ceunes) - São Mateus.

Os textos dos docentes não expressam, necessariamente, a opinião da diretoria da Adufes. Se você, docente associada(o), deseja contribuir com textos autorais ou co-autorais opinativos, análises, crônicas, ensaios, poemas, contos, envie-nos em formato doc (aberto), acompanhado de uma foto e breve biografia.

Como manifestação livre da categoria, as contribuições podem versar sobre temáticas direta ou indiretamente ligadas às pautas do movimento sindical. Recebidos em fluxo contínuo, os textos serão publicados conforme a ordem de recebimento ou urgência do tema. Entre em contato!