Professoras da UFES em Brasília dizem não à Reforma Administrativa

Nos dias 19, 20 e 21 de outubro participamos – Juliana Melim, Fabíola Leal (Departamento de Serviço Social) e Mónica Vermes (Departamento de Teoria da Arte e Música) – de mais uma semana de mobilização de servidores públicos em Brasília, na luta contra a aprovação da PEC-32, da Reforma Administrativa. O Andes e a CSP-Conlutas, junto com outros sindicatos e centrais sindicais, vêm concentrando esforços para informar a população e pressionar os deputados quanto aos efeitos nocivos desse projeto para os serviços públicos, numa teia que afetaria a população em dimensões difíceis de calcular. Houve recepção de deputados no aeroporto, uma marcha pelo eixo monumental até a praça dos Três Poderes, onde realizamos uma performance, vigílias no Anexo II da Câmara.

Na reunião de avaliação realizada no dia 21/10 na sede do Andes acompanhamos os relatos das ações em vários estados e recebemos informes da reunião ocorrida na véspera com a diretoria do Andes e os líderes da minoria. Como síntese destacamos a necessidade de uma mobilização constante ao menos durante as próximas oito semanas – tanto em Brasília quanto nos estados – e a importância de atos que marquem a celebração do dia do servidor público. Entre as ações recomendadas estão: levar mais base pra Brasília, apoiar a ida de estudantes, não enfraquecer os atos pelo fora Bolsonaro, fortalecer os atos do dia 28 nos estados.

Foi emocionante reencontrar companheiros de tantas instituições, especialmente depois de tão longo isolamento. Esse encontro e as ações de que participamos reacenderam em nós a força para a resistência a esse governo destruidor e a esperança na mudança. Estimulamos os colegas para que, na medida do possível, participem das jornadas de luta em Brasília e nos esforços de informação sobre e combate à PEC-32. É vital para nossa categoria, para o povo brasileiro e para cada um de nós.

*Fabíola Leal, Juliana Melim e Mónica Vermes – Fabíola Leal e Juliana Melim são professoras do Departamento de Serviço Social. Mónica Vermes é docente do Departamento de Teoria da Arte e Música.

Os textos dos docentes não expressam, necessariamente, a opinião da diretoria da Adufes. Se você, docente associada(o), deseja contribuir com textos autorais ou co-autorais opinativos, análises, crônicas, ensaios, poemas, contos, envie-nos em formato doc (aberto), acompanhado de uma foto e breve biografia.

Como manifestação livre da categoria, as contribuições podem versar sobre temáticas direta ou indiretamente ligadas às pautas do movimento sindical. Recebidos em fluxo contínuo, os textos serão publicados conforme a ordem de recebimento ou urgência do tema. Entre em contato!