Futuro do pretérito

Chegaram dizendo que amputariam, necessariamente, nossos braços e pernas, dentro de alguns dias. Era para nosso próprio bem,  diziam, leveza e rapidez para o corpo. Ao assombro e choradeira iniciais sucederam solidariedade e engajamento para evitar a múltipla mutilação. A campanha de conscientização sobre a imprescindibilidade dos membros revelou ser de tal modo vasta a gama de situações de seu uso, que defendê-los beirava o enfadonho culto da obviedade. Mas mantivemo-nos na luta.

Chegado o dia do procedimento, informaram-nos sobre uma alteração nos planos. Procederiam ao corte de apenas três dos quatro membros e poupariam nossa mão direita, sob a condição de pagarmos uma simbólica e irrisória quantia mensal. O alívio foi geral e a cirurgia, um sucesso.

*Junia Zaidan – é Linguista e tradutora, professora do Departamento de Línguas e Letras (CCHN/Ufes). Mãe do Igor. E também de Bento & Capitu.

Os textos dos docentes não expressam, necessariamente, a opinião da diretoria da Adufes. Se você, docente associada(o), deseja contribuir com textos autorais ou co-autorais opinativos, análises, crônicas, ensaios, poemas, contos, envie-nos em formato doc (aberto), acompanhado de uma foto e breve biografia.

Como manifestação livre da categoria, as contribuições podem versar sobre temáticas direta ou indiretamente ligadas às pautas do movimento sindical. Recebidos em fluxo contínuo, os textos serão publicados conforme a ordem de recebimento ou urgência do tema. Entre em contato!