Isolamento social: Práticas Integrativas e Complementares em Saúde ajudam a manter equilíbrio do corpo e mente

Em tempos de isolamento social imposto pela pandemia pelo COVID-19, o Grupo de Pesquisa “Práticas Integrativas e Complementares: contribuições para a saúde, para o ensino e para o serviço”, ligado ao Departamento de Enfermagem e registrado na PRPPG, disponibiliza em suas mídias sociais – blog: (https://picsufes.wixsite.com/picsufes), Instagram: @pics.ufes, e,  Facebook: PICsUfes, informações e vivências sobre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) como estratégia para promoção da saúde e bem estar.

A proposta surgiu como possibilidade de levar as PICS para as residências por meio digital e, desde então, o projeto tem contado com muitos parceiros dispostos a contribuir com a promoção da saúde, tendo o foco na vida e na solidariedade tão importantes em tempos de pandemia.

No blog é possível conhecer um pouco das PICS como política de saúde pública, instituída no SUS, que oferta, atualmente, 29 práticas, especialmente através da Atenção Primária à Saúde, envolvendo: Acupuntura, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Medicina Antroposófica, Termalismo Social (Crenoterapia), Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Yoga, Aromaterapia, Apiterapia, Bioenergética, Constelação familiar, Cromoterapia, Geoterapia, Hipnoterapia, Imposição de mãos, Ozonioterapia e Terapia de Florais.

Além de informações e publicações de materiais sobre as PICS, é possível encontrar em nossos canais vídeos sobre meditação, reiki, terapias de florais, prática de respiração e atenção plena, aromaterapia, uso de chás, vídeo educativo sobre Medicina Tradicional Chinesa, além de oferta de sons para prática meditativa, podendo ser acessado pelo celular. Assim, as PICS podem ser realizadas em casa, no momento que a pessoa desejar ou julgar necessário.

Neste momento, de isolamento social, o blog também disponibiliza informações sobre COVID-19 e materiais elaborados por distintos grupos de estudiosos que reforçam o potencial das PICS e sua aplicabilidade, como terapia complementar, inclusive em casos da COVID-19.

Histórico. O grupo de pesquisa começou a atuar em 2017 e conta com a participação de docentes de outras instituições de ensino superior do Espírito Santo, profissionais com distintas formações que trabalham com as PICS, professores da Ufes de diferentes departamentos, acadêmicos de enfermagem, fortalecendo a interprofissionalidade e a articulação entre a universidade e outras instituições.

O grupo tem como eixos norteadores a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, as Políticas Nacionais de Promoção da Saúde e de Humanização, estando em consonância com os preceitos do NOSSO SUS, que precisa ser valorizado e fortalecido.

As postagens periódicas de materiais educativos digitais e vivência das Práticas visam contribuir para a saúde, bem estar e qualidade de vida. Apoiamos o isolamento social e pretendemos contribuir com a sociedade por meio de conhecimento, informação e construção de uma rede solidária de apoio!!!

*Profa Dra Magda Castro – Professora do Departamento de Enfermagem. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Práticas Integrativas e Complementares: contribuições para a saúde, para o ensino e para o serviço”

Os textos dos docentes não expressam, necessariamente, a opinião da diretoria da Adufes. Se você, docente associada(o), deseja contribuir com textos autorais ou co-autorais opinativos, análises, crônicas, ensaios, poemas, contos, envie-nos em formato doc (aberto), acompanhado de uma foto e breve biografia.

Como manifestação livre da categoria, as contribuições podem versar sobre temáticas direta ou indiretamente ligadas às pautas do movimento sindical. Recebidos em fluxo contínuo, os textos serão publicados conforme a ordem de recebimento ou urgência do tema. Entre em contato!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.