A universidade que queremos é uma construção coletiva diária e a CSP-Conlutas é vital nesse processo

Meus quase 23 anos de UFES foram anos de engajamento no ensino, na pesquisa e na extensão, mas foram, sobretudo, anos de aprendizado. Parte significativa desse aprendizado tem-se dado na militância, nos espaços propiciados pela Adufes e pelo Andes-SN.

Foram e são espaços privilegiados de questionamento, de reflexão e de conscientização da dimensão de nossa incidência na sociedade e de nosso pertencimento e compromisso com a classe trabalhadora. Ali também aprendi que o mesmo zelo e atenção que temos na preparação de uma aula ou na redação de um artigo são necessários com a forma como dialogamos com a sociedade e como nos colocamos, coletivamente, ante os problemas de nosso tempo. Essas diferentes ações, a aula, o artigo, a palestra, a militância não pertencem a círculos separados, há um fio de princípios que atravessa todas elas.

A partir dessa vivência, da reflexão e das trocas pude vislumbrar com clareza como é a universidade que quero (e que sei que muitos de nós queremos): pública, gratuita, autônoma, laica, de qualidade e socialmente referenciada. Essa universidade nós a construímos no exercício de todas nossas ações alinhavadas por esse fio de princípios.

Os quatro anos de pesadelo que foram o governo Bolsonaro deixaram explícito o que é uma universidade abandonada pelo Estado, uma universidade que não é prioridade, que sequer consta de um projeto de país. É um retrato doloroso, mas muito real, do desprezo pelo conhecimento, pela ciência, pela arte e muito mais que isso, é o retrato do desprezo pelas formas coletivas de construção que visam ao bem coletivo. Ante essa caricatura grotesca qualquer alívio pode parecer uma vitória, e até é, mas não podemos permitir que a exaustão, a justa revolta, a ânsia por tempos novos nos façam perder de vista a teia – social, cultural, política, econômica – em que a universidade se insere.

Em meus quase 23 anos de UFES (sob vários governos), a defesa da universidade que queremos foi diária e foi diária porque precisou ser diária. Um governo, dentro do nosso sistema, pode dar mais ou menos importância à educação superior, mas não abraçará plenamente nossas pautas. 

A destinação de verbas públicas para projetos como FIES e PROUNI, por exemplo, privilegia o financiamento do ensino superior privado. A ênfase no ensino à distância traduzido no projeto do Reuni Digital depaupera a formação de nossos alunos, que só é possível em sua plenitude (intelectual, afetiva, política, social) na presencialidade. Recomendo a gravação do debate “Financeirização do ensino superior e Reuni Digital nas universidades públicas” realizado este ano na Adufes e disponível no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=r7yIAPxdmV8). Fica patente aí como algum compromisso com a universidade pública não é necessariamente um compromisso com a universidade que queremos. Daí a importância do movimento docente e daí a importância de nossa vinculação a uma central sindical que abrace nossas causas, que nos una a diversos setores da sociedade e que não tenha comprometimentos com quaisquer governos.

Algumas críticas vêm sendo feitas à atuação da CSP Conlutas com o propósito de justificar a saída do Andes-SN dessa central. Mas, com um profundo respeito pelos colegas que manifestam tais posições, entendo que essas críticas erram na identificação das causas e no remédio indicado. Sugerir que a CSP Conlutas seja responsável por ampliar a base docente, pela participação dos docentes na vida sindical ou pelo engajamento das seções nas atividades da central demonstra uma confusão com relação ao papel da central e a falta de uma análise mais ampla da situação dos docentes – e da classe trabalhadora como um todo – neste estágio do capitalismo. Escrevo este texto em Foz do Iguaçu, durante a participação no II Seminário Internacional “Educação Superior na América Latina e Caribe e Organização das Trabalhadoras e dos Trabalhadores” / I Seminário Multicampia e Fronteira / I Festival de Arte e Cultura do Andes-SN e tem sido impressionante verificar como os mesmos problemas que enfrentamos na dificuldade de mobilização e no avanço da exploração de nossa categoria é um fenômeno que se repete em vários pontos do continente.

Os riscos de que desenham no horizonte podem ser vislumbrados na reunião que ocorreu entre algumas centrais sindicais e a equipe de transição do próximo governo no dia 1/12/2022. Nessa reunião, as centrais presentes (entre elas a CUT, a Força Sindical, a UGT e a Intersindical, a CSP Conlutas não participou) teriam informado ser contra a revogação da Reforma Trabalhista, desprezando a classe trabalhadora (https://cspconlutas.org.br/n/16971/contraria-a-posicao-das-centrais-sindicais-csp-conlutas-quer-revogacao-integral-da-reforma-trabalhista).

A universidade que queremos – pública, gratuita, autônoma, laica, de qualidade e socialmente referenciada – não será dada por nenhum governo, ela será construída na luta diária dos docentes, técnicos e estudantes. Para que sigamos sendo um sindicato forte, ativo e comprometido nossa permanência na CSP Conluntas é vital.

*Monica Vermes – Professora do Centro de Artes da Ufes.

Os textos dos docentes não expressam, necessariamente, a opinião da diretoria da Adufes. Se você, docente associada(o), deseja contribuir com textos autorais ou co-autorais opinativos, análises, crônicas, ensaios, poemas, contos, envie-nos em formato doc (aberto), acompanhado de uma foto e breve biografia.

Como manifestação livre da categoria, as contribuições podem versar sobre temáticas direta ou indiretamente ligadas às pautas do movimento sindical. Recebidos em fluxo contínuo, os textos serão publicados conforme a ordem de recebimento ou urgência do tema. Entre em contato!