A Fabricação do discurso do ódio

Precisamos conversar sobre como é engendrado o discurso do ódio. Precisamos conversar sobre como é tecido o ódio às escolas, seus profissionais e estudantes. Precisamos conversar sobre o lugar que a escola tem na vida de crianças e jovens. Nos últimos 4 anos os atentados às escolas aumentaram, temos o registro de cerca de 11 escolas atacadas no Brasil. O que vem lubrificando este ódio às escolas? Como os governos têm sido cúmplices ou omissos com relação ao que se passa nas redes sociais, nas ruas, etc? O jovem de Aracruz não parece ter matado e ferido várias docentes e estudantes porque tem problemas de saúde mental. Por favor, paremos de psiquiatrizar e psicologizar o que é tecido nas relações políticas e sociais em nosso país, no estado do Espírito Santo. A loucura é desde o século 18 e 19 tratada com violência, manicomializada, criminalizada. Para matar alguém é preciso na maior parte dos casos de arma. No Estado do ES que tem altíssimos casos de crimes contra as mulheres, altos índices de violência contra crianças e jovens negros e pobres, que as armas circulam no mercado, que réplicas de armas são apresentadas em atos políticos com presença de crianças e jovens,  que vereadores apregoam ódio na porta das escolas e nas sessões legislativas, que policiais enaltecem ações violentas em suas redes sociais, vamos mesmo atribuir a violência nazi-fascista ocorrida em Aracruz a uma questão exclusiva do âmbito da saúde mental? Trabalhei por 37 anos com escolas, como psicóloga ou como professora da área da psicologia da educacao/psicologia escolar, formando uma infinidade de psicólogos e professores, é deste lugar que apresento estas questões. Triste e horrendo episódio e que precisa nos Ensinar muitas coisas.

*Ana L. C. Heckert – Professora Titular aposentada do Departamento de Psicologia/UFES. Diretora da Adufes.

Os textos dos docentes não expressam, necessariamente, a opinião da diretoria da Adufes. Se você, docente associada(o), deseja contribuir com textos autorais ou co-autorais opinativos, análises, crônicas, ensaios, poemas, contos, envie-nos em formato doc (aberto), acompanhado de uma foto e breve biografia.

Como manifestação livre da categoria, as contribuições podem versar sobre temáticas direta ou indiretamente ligadas às pautas do movimento sindical. Recebidos em fluxo contínuo, os textos serão publicados conforme a ordem de recebimento ou urgência do tema. Entre em contato!