Assembleia da Adufes aprova devolução do depósito judicial Unimed

Os/as usuários/as com direito à restituição receberão os valores de forma individual, assim que os cálculos estiverem concluídos.

A decisão sobre a devolução dos valores cobrados de forma indevida dos docentes usuários do planos Vitoriamed foi aprovada na manhã desta terça-feira (15), em assembleia geral na sede da Adufes.  Os valores referem-se aos meses de setembro e outubro de 2013 e, ainda, de julho de 2014.  

Ao detectar a cobrança a mais, a diretoria do sindicato apresentou a proposta de devolução desse montante aos docentes que, na época, tinham o plano de saúde Unimed. Após debate e esclarecimentos, a assembleia decidiu que essa devolução deve ser discriminada por pessoa. A fim de agilizar esse processo, os/as docentes receberão, no próximo boleto da unimed, a orientação de enviar seus dados bancários para que a devolução possa ser realizada em suas contas bancárias.

Durante a plenária, o presidente da Adufes, Edson Cardoso, fez um breve histórico sobre o processo de judicialização Unimed. Ele ressaltou que, em agosto de 2013, a justiça determinou o reajuste de 59,68% sobre o convênio, sendo que 50,04% foram depositados em conta judicial e 9,64% (índice da Agência Nacional de Saúde- ANS) pagos diretamente à Unimed na fatura mensal do convênio.

Edson explicou que deveriam ter sido cobrados retroativos ao mês de julho/2013 (data base do contrato). Após a determinação, a Adufes enviou os boletos de setembro/2013 já com os valores reajustados e a cobrança do proporcional referente ao depósito judicial de Julho/13.  A Unimed, por sua vez, ao repassar os montantes que deveriam ser depositados em juízo, repassou um valor menor.

reduzida Edson e sandra“No mês de outubro/13, a operadora de saúde enviou duas faturas, uma no valor correto e outra para compensar os meses anteriores (Julho, agosto e setembro), que foram com problemas de cálculos imprecisos por parte da Adufes. Os valores foram encaminhados apenas para contrato Vitóriamed. Em julho de 2014, houve nova cobrança indevida”, diz Edson. Desta forma, a diretoria do sindicato acatará a decisão da plenária e devolverá todos os valores do depósito judicial Unimed cobrados indevidamente.

 

Eleita comissão eleitoral da Adufes

Está definida a Comissão Eleitoral que irá coordenar a realização das eleições para a gestão 2015/2017, da Adufes. Os membros foram eleitos em assembleia geral na manhã desta terça-feira (15), em Vitória.

 A comissão está encarregada de organizar o processo eleitoral, prestando todas as informações necessárias. O trabalho do grupo encerra-se com a posse da nova diretoria. A previsão é que o pleito ocorra até o final de novembro.

Composta pelos professores Fábio Corrêia Dutra, Geraldo Rossoni Sisquini e Rogério Netto Suave, o grupo tem como suplente o docente Cláudio Simões Salim. O presidente da comissão será eleito pelos membros do grupo em reunião ainda a ser agendada.

Inúmeras providências terão que ser tomadas pela Comissão Eleitoral, entre elas a divulgação do prazo para inscrições de chapa, cronograma eleitoral, apuração do processo eleitoral e divulgação dos resultados.

Princípios. Foi também aprovado pela plenária o encaminhamento de uma carta princípios que deve contribuir para o processo eleitoral da Adufes. O documento já foi entregue à Comissão Eleitoral.

Fonte: Adufes