A segunda fase da preparatória Estadual já está marcada: será nos dias 7 e 8 de junho, com debates de mais três eixos.
Cerca de 100 pessoas se reuniram de 17 a 18 de maio no campus de Goiabeiras, para a I etapa do Encontro Regional Preparatório do II Encontro Nacional da Educação (ENE) em Vitória. O encontro, que ocorreu no auditório do Antigo Núcleo de Treinamento da Ufes teve participação de militantes de movimentos sindicais, estudantis, sociais e populares. O II ENE será realizado em Brasília (DF), de 16 a 18 de junho.
O evento, promovido pela Adufes, CSP Conlutas, Sintufes, movimento Rua, oposição de esquerda da UNE, Anel, UJC, Voz Ativa Ufes e Reviravolta Ufes, integrou a primeira etapa preparatória que antecede a realização do II ENE nacional e teve como objetivo promover uma discussão ampliada sobre a educação pública e gratuita brasileira.
Fizeram parte da mesa de abertura do primeiro dia do evento 17 (terça-feira) a professora Vânia Gracielle Lezan, integrante do GT de Política Educacional do ANDES-SN, o coordenador de Educação da Fasubra, Mário Guimarães Junior, a integrante da executiva Nacional do Movimento de Mulheres em Luta (MML), Marcela Azevedo e a estudante Sophia Rosa, do movimento RUA. O grupo debateu acerca de um projeto classista para a educação pública.
Grupos de Trabalho. A continuidade das discussões da etapa estadual preparatória para o ENE foi retomada no dia 18 (quarta-feira), com atividades de três grupos temáticos: Formação do trabalhador técnico-admnistrativo, seu acesso e sua permanência nas universidades; gênero, sexualidade, orientação sexual e questões étnico-raciais; acesso e permanência. Os grupos fizeram as discussões e sistematizaram propostas para os eixos, que foram apresentados na plenária final do encontro.
Novo eixo. Um novo eixo foi abordado durante a discussão dos Grupos de Trabalho. Foi acrescentado os debates de gênero, raça e orientação sexual. Assim, o II ENE terá seis eixos: gestão; financiamento; formação e trabalho docente; avaliação; acesso e permanência; gênero, sexualidade e questões étnico-raciais.
O presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto, faz uma avalição positiva do evento. “Conseguimos reunir estudantes, professores de vários níveis da educação e também servidores. Saímos com a perspectiva de avançar na articulação com várias entidades e coletivos para lutarmos em defesa da educação pública. Inclusive, em âmbito local, saímos com o indicativo de criação do fórum capixaba em defesa da escola pública”, disse Rocha.
II Encontro Nacional de Educação. Com o tema “Por um projeto Classista e Democrático da Educação”, o II ENE tem por finalidade debater os obstáculos da educação pública no país, agrupando os diversos trabalhadores em educação. O evento nacional ocorrerá em Brasília, entre os dias 16 a 18 de junho.
Veja aqui as fotos do Encontro Prepartório.
Fonte: Adufes