Plantões da Adufes movimentam Campus de Alegre

Diretores da Adufes acompanhados da assessoria jurídica realizaram atendimento ontem (04), no campus de Alegre.

Dando sequência ao trabalho de atendimento da Adufes aos docentes dos campi do interior, os Plantão Jurídico e da Diretoria acorreram no espaço Cread, à tarde. Na ocasião, foram feitas novas filiações e os docentes também aproveitaram para esclarecer dúvidas sobre diversos assuntos, como a nova carreira do magistério superior.

O presidente da Adufes, José Antônio Rocha Pinto e a diretora Bernadete Gomes Mian, destacaram os principais pontos de luta do sindicato para os professores recém – contratados à universidade. “Nosso eixo de ação está pautado pela luta em defesa do caráter público e gratuito da educação, condições de trabalho e uma carreira digna”, disse Rocha.

 

Prejuízos à categoria. O presidente do sindicato salientou que a nova carreira traz prejuízos à categoria. “A Gratificação Retribuição por Titulação (RT) – que representa mais da metade da remuneração docente -, não foi incorporada ao Vencimento Básico (VB). Outro ponto é que os novos docentes mestres e doutores ingressarão como auxiliar, mas recebendo RT menor”, lembra José Antônio.

Para o professor recém – contratado à Ufes, Jefferson Hemerly, do Departamento de Farmácia e Nutrição, que participou dos plantões a nova carreira desestimula. “Somente depois do estágio probatório é que poderemos “concorrer” à promoção, prejuízo salarial e desestímulo para os ingressantes”, desabafa.

Assessoria Jurídica. O advogado da entidade, Jerize Terciano de Almeida, que integrou à equipe da Adufes, assessorou os docentes em várias questões, como assédio moral, insalubridade e previdência complementar. “Foi uma oportunidade para os professores do campus tirarem dúvidas sobre temas diversos, se informarem sobre as lutas da categoria e sobre direitos trabalhistas”, lembra Jerize.

Filiação. Novas filiações também foram feitas durante os plantões, no campus de Alegre. “Acredito que o sindicato seja o espaço de luta organizada da categoria e quero somar esforços nesse coletivo”, afirma Janaina Cecília Oliveira, do Departamento de Farmácia e Nutrição.

Veja aqui as fotos dos plantões em Alegre.

Fonte: Adufes