Começa nesta quinta (18) o 58º Conad, em Santa Maria (RS)

O encontro prossegue até domingo, 21, e deve atualizar o plano de lutas do sindicato para o segundo semestre deste ano

Contagem regressiva para o 58º Conselho do ANDES-SN. O Conad deste ano, que acontece na cidade de Santa Maria (RS), tem início na quinta-feira (18) e prossegue até domingo (21). Com o tema central “ANDES-SN: Sindicato de luta, ampliando a organização da categoria e a unidade classista dos trabalhadores”, a expectativa é reunir cerca de 250 docentes de todo o país, entre delegados e observadores das Seções Sindicais do ANDES-SN.

O encontro tem como principal objetivo atualizar o plano de lutas do Sindicato Nacional, que envolve várias questões importantes para os docentes e para as Instituições de Ensino Superior, a partir do balanço dos acontecimentos ocorridos no primeiro semestre, tendo com referência o conjunto de resoluções aprovadas no 32º Congresso do ANDES-SN, realizado em março, no Rio de Janeiro. 

O Conad também exerce a função de Conselho Fiscal do Sindicato Nacional. Durante o encontro, relatórios financeiros, prestações de contas e previsões orçamentárias serão examinadas e aprovadas.

O secretário-geral do ANDES-SM, Marcio de Oliveira, além de atualizar o plano de lutas, o 58º Conad possibilitará aos docentes fazer a discussão da atual conjuntura e uma avaliação sobre a atuação do ANDES-SN diante desse cenário. “O momento que vivemos é muito importante para atualizarmos a nossa avaliação de conjuntura. Há um novo dado nesse país, há uma mobilização nacional. Esse quadro sem dúvida irá influenciar o debate e também as deliberações referentes ao nosso plano de lutas”, avalia.

O diretor destaca que o Sindicato Nacional sempre trabalhou articulado com a sociedade. “Diante dessa conjuntura, precisamos criar instrumentos de defesa e sustentação do nosso sindicato. Nunca acreditamos que o ANDES-SN seria uma entidade exclusiva dos professores. A universidade tem que ser a ressonância do que está ocorrendo na sociedade”, completa.

Para o presidente da Sedufsm – Seção Sindical, Rondon de Castro, a escolha de Santa Maria para o encontro fez valer o trabalho que vem sendo realizado há alguns anos pela entidade, tanto na organização de eventos quanto na mobilização da categoria. Realizar o 58º Conad “significa uma questão de valorização da Sedufsm como seção sindical e da importância da UFSM como universidade pública e gratuita. Trazer para cá delegados do país inteiro é mostrar o trabalho que estamos fazendo”, enfatiza Castro.

Durante os quatro dias de encontro, os delegados e observadores participarão de sete plenárias e três grupos mistos de trabalho. O cronograma oficial do Conad será aprovado na plenária de instalação, que acontece na quinta (18), a partir das 14hs.

Cultura
O encontro do ANDES-SN em Santa Maria, o segundo na história da cidade – o primeiro foi em 1996, o XV Congresso – terá momentos de diversidade cultural, como o show que está sendo organizado pela Sedufsm “Praça de lutas, praça de cantos”, para os participantes do encontro e também para a população santa-mariense.

Outra atividade que visa a integração cultural é o lançamento da revista em quadrinhos “As aventuras do indiozinho Bretã”. A publicação narra as experiências de um curumim que, após se aventurar pela cidade de Santa Maria, vive algumas situações de injustiças sociais e ao mesmo tempo ensina lições de respeito a natureza. A obra inédita é bilíngue – em português e kaingang – e preten de oferecer à sociedade um instrumento de aprendizagem, visto que as histórias mostram a interação dos valores de uma criança indígena com os valores de uma sociedade em que o índio, muitas vezes, é visto de forma preconceituosa ou até mesmo é colocado na invisibilidade.

Fonte: ANDES-SN

 

 

 

 


Fonte: ANDES-SN