Cursos de formação sindical antecedem o VII Encontro Intersetorial do ANDES-SN

Niterói (RJ) sediará o primeiro curso, nos dias 16 e 17 de agosto. A atividade será realizada nas cinco regiões brasileiras
 
O 58º Conad, realizado entre os dias 18 e 21 de julho em Santa Maria (RS), deliberou pela realização de cursos de formação sindical nas cinco regiões do país, no segundo semestre deste ano. O primeiro será nos dias 16 e 17 de agosto, em Niterói (RJ), sediado pela Aduff – Seção Sindical do ANDES-SN. No dia 18 do mesmo mês, está marcada reunião do Grupo de Trabalho Política de Formação Sindical (GTPFS).
 
De acordo com a portaria nº 125/2013, enviada pelo ANDES-SN às Seções Sindicais e Secretarias Regionais nesta terça-feira (23), o objetivo é possibilitar, dentro dos limites da atividade, que os participantes se apropriem e desenvolvam compreensão histórica sobre a opção pelo modelo de sindicato nacional adotado pelo ANDES-SN, como parte dos movimentos de enfrentamento ao sindicalismo oficial e de reorganização da classe trabalhadora, desde a origem da Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior até os desafios organizativos atuais (confira na íntegra).
 
“Este é o primeiro dos cinco cursos que vamos realizar ao longo deste semestre, e é voltado aos professores mais novos na carreira, para que eles possam compreender o ANDES-SN e a proposta de organização do Sindicato Nacional, a relação do ANDES-SN com o movimento sindical em geral e os desafios atuais”, explica o 2º secretário do ANDES-SN e encarregado de Relações Sindicais, Paulo Rizzo. 
 
O diretor do ANDES-SN ressalta a importância de se conhecer o Sindicato Nacional, que tem mais de 30 anos de história, para tratar dos desafios de hoje. “Nem todos conhecem a história do ANDES-SN. Os cursos se inserem em um processo de preparação para o VII Encontro Intersetorial, que será realizado entre 25 e 27 de outubro”, acrescenta. 
 
O primeiro será realizado no Auditório Florestan Fernades, localizado na Faculdade de Educação da UFF, e busca abranger os sindicalizados do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, mas é aberto a participantes de outras regiões que tenham interesse.  
 
Encontro Intersetorial
O VII Encontro Intersetorial abordará as demandas e os desafios do ANDES-SN, com a participação das Seções Sindicais, atendendo aos três setores – Estaduais, Federais e Particulares, a fim de identificar pontos comuns de luta entre os setores que fazem parte do Sindicato Nacional e propor uma política unificada de ação. 
 
Diferente dos Congressos e Conads do ANDES-SN, o Encontro Intersetorial não tem caráter deliberativo, mas constitui importante espaço de debates temáticos e organizativos do movimento docente, a fim de articular ações e atividades do Sindicato Nacional para o próximo período. Pode, também, elaborar propostas de encaminhamentos de acordo com as políticas já definidas em Congressos e Conad. Os participantes são indicados pelas Seções Sindicais, sem limites de representação.

Fonte: ANDES-SN