Professores da Ufes vão parar as atividades no dia 11

Os professores da Ufes decidiram suspender as atividades no dia 11 de julho, data programada para realização do ‘Dia Nacional de Lutas com Greves e Mobilizações’ de várias categorias do serviço público federal. A decisão da categoria foi tomada em Assembleia Geral nesta quinta-feira, 04, na sede do sindicato, no campus de Goiabeiras (Ufes), em Vitória.

Na plenária, os professores avaliaram, ainda, que o momento de manifestações no país é propício para a retomada da pauta de reivindicação da categoria que inclui, entre outros pontos, a reestruturação da carreira e melhores condições de trabalho.  “Além das bandeiras gerais, vamos mostrar ao governo a nossa indignação com o tratamento oferecido aos setores importantes como a Educação e Saúde”, diz o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto.

Calendário de reuniões. “Vamos nos organizar para que os professores participem de forma coesa e, sobretudo consciente do Dia Nacional de Greves, Paralisações e Mobilizações”, ressalta a representante da Regional Leste do Andes-SN, Cenira Andrade de Oliveira.  Para isso, a categoria definiu um calendário de reuniões a serem realizadas até o dia 11.

A primeira delas será amanhã (sexta-feira), às 17 horas, na sede da Adufes, com debate sobre os protestos das últimas semanas e a força dos movimentos sociais. Durante a atividade, a professora da Ufes Cristiana Losekann, do Departamento de Ciências Sociais, irá apresentar uma palestra sobre a conjuntura política nacional, a integração às manifestações e os desafios colocados para classe trabalhadora e as organizações sociais e populares. Professores e entidades de vários movimentos organizados estão sendo convidados para o evento.

Logo após o debate, ainda nesta sexta-feira, os docentes discutirão estratégias de mobilização para o dia 11.  A reunião

Novo planejamento das ações vai ocorrer em 10 de julho. Um dia antes da paralisação geral, haverá outra reunião na Adufes, que será às 10 horas. Panfletagens e outras atividades visando sensibilizar a comunidade universitária para o grande ato não estão descartadas.

Na manhã desta sexta-feira, 05, o presidente da Adufes participa de reunião preparatória para o grande ato unificado com outras entidades sindicais, em Vitória. “Estão sendo planejadas várias ações e a categoria será informada a tempo”, avisa Rocha.

As atividades conjuntas previstas em todo o país para o dia 11 estão sendo organizadas pelas oito centrais sindicais brasileiras CSP-Conlutas, CUT, UGT, Força Sindical, CGTB, CTB, CSB e NCST, além de participação do MST, o Dieese, o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (SPF) e outros setores articulados no âmbito do Espaço de Unidade de Ação, do qual o Andes-SN (Sindicato Nacional) faz parte.

As bandeiras aprovadas pelas centrais sindicais serão agregadas às reivindicações específicas dos docentes.


Bandeiras gerais
– Reduzir o preço e melhorar a qualidade dos transportes coletivos;
– Mais investimentos na saúde e educação pública;
– Fim do fator previdenciário e aumento das aposentadorias;
– Redução da jornada de trabalho;
– Fim dos leilões das reservas de petróleo;
– Contra o PL 4330, da terceirização;

Calendário de atividades

Sexta-feira – 05/07– Adufes participa de reunião preparatória para o grande ato unificado com outras entidades sindicais, em Vitória. Será pela manhã.

Sexta-feira – 05/07 – às 17h, na sede da Adufes
Debate sobre onda de protestos no Brasil. Em seguida, os docentes definem estratégias de mobilização para o dia 11/07. Panfletagens, debate, aulão e entre outras atividades poderão ocorrer antes do dia 11. 

Quarta-feira – 10/07– às 10 horas, na sede da Adufes
Reunião para acertar a acertar os últimos detalhes das paralisações que devem parar o Brasil no dia 11 de julho.

Fonte: Adufes