Tem arrasta-pé e alegria hoje, na Adufes

Contagem regressiva para a festa julina dos professores da Ufes.  O arraial desta sexta-feira, 26, começa às 19 horas, na sede do sindicato (campus Goiabeiras/Ufes). 

Todo trabalhador merece um momento de descontração. E como já se tornou tradição, a Adufes todos os anos proporciona entretenimento e alegria para os seus associados em uma grande festa junina. Por causa da Festa de 35 anos do sindicato, o evento junino foi transferido para o mês de julho.

reduzida 2E a festa promete muita animação. A organização do evento está ultimando os preparativos. Toldos, barraquinhas, decoração, palco para os sanfoneiros, espaço privilegiado de brincadeiras para as crianças, quadrilha improvisada, enfim, muita diversão.

História das festas juninas.  Os brasileiros entraram em contato com os festejos juninos na época da colonização, no princípio, a festa tinha como objetivo celebrar a fertilidade da terra, as colheitas que aconteciam na ocasião. Os povos pagãos do norte europeu organizavam o evento para agradecer aos deuses. Já naquela época a comemoração contava com fogueira, danças e comida em abundância.

A festa recebeu grande influência de elementos culturais de diversas nacionalidades. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da Península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

Com o passar do tempo todos estes elementos se misturaram com a cultura indígena e afro-brasileira e a festa se tornou algo único da cultura brasileira, principalmente do Nordeste. 

 Veja mais fotos dos preparativos 

 

Fonte: Adufes