Privatização da saúde pública é tema de palestra hoje (15), na Ufes

A abertura do Seminário “Saúde e Sociedade: contra a privatização da vida!” será às 19 horas, no auditório do IC-2-CCHN-UFES. Amanhã, sexta-feira, 16, o evento prossegue com mais debates durante todo o dia. As inscrições serão feitas no local do evento e o participante terá direito a certificado.

O evento é promovido pelo Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública, que congrega várias entidades populares e sindicais, entre elas a Associação dos Docentes da Ufes (Adufes). Durante a atividade será  lançada a Campanha Estadual contra a Privatização da Saúde Pública que pretende alertar à população sobre os riscos das políticasprivatizantesdos governos federal e estadual.

A entidade lançou um panfleto com as bandeiras que norteiam regional e nacionalmente o movimento de luta em defesa da saúde pública.  Os pontos da campanha são: 10% do PIB para saúde pública e estatal; pela reestruturação das redes de atenção básica; contra a privatização do Hucam pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh); pelo fechamento da Clínica Santa Isabel, (manicômio em Cachoeiro de Itapemirim, sul do ES) e outros.    

Debates

A palestra de abertura “Saúde e Sociedade Contra a Privatização da Vida!”  será às 19 horas desta quinta-feira, 15, e terá como debatedoras as professoras Sara Granemann (UFRJ) e Fabíola Xavier Leal  (Ufes).  Amanhã,  às 8h30, o tema da mesa será “A privatização da saúde no Brasil”, com a professora Maria Valéria Correia (UFAL) e José Anézio Fernandes do Vale, militante da área de saúde. A plenária final será às 15 horas.

Fonte: Adufes