25 anos de SUS: Fórum Capixaba lança campanha contra privatização da saúde

O lançamento será durante o Seminário Saúde e Sociedade: contra a privatização da vida! Organizado pelo Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública, o evento será quinta e sexta-feira (15 e 16/08), no auditório do IC-2CCHN-UFES  (veja programação)


O Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública, que congrega várias entidades populares e sindicais, programou dois dias de debates sobre a conjuntura e temas específicos relativos à saúde pública. A partir do evento, o Fórum pretende construir novas agendas de luta em defesa do SUS e contra as privatizações do setor.

Para isso, será lançada a Campanha Estadual contra a Privatização da Saúde Pública que pretende alertar à população sobre os riscos das políticas privatizantes dos governos federal e estadual. “Ao invés de investir na saúde pública e cumprir o papel estabelecido na Constituição de fornecer saúde de qualidade, o Estado vem transferindo essa obrigação ao setor privado”, diz Marcos Silva, integrante do Fórum Capixaba.

Ele cita como exemplo, a criação de Organizações Sociais de Saúde (OSS) para administrar os hospitais Dório Silva e Jayme dos Santos Neves, na Serra; São Lucas, em Vitória; e o Hospital Universitário Cassiano de Moraes (Hucam), em Maruípe. 
foto passeata

A gestão do Hucam já foi entregue à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), criada pelo governo federal em 2011 e que vem sendo alvo de contestação pela procuradoria geral da República junto ao Supremo Tribunal Federal.


25 anos de SUS
O Seminário Saúde e Sociedade: contra a privatização da vida! conta com apoio da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde que será representada no evento pelas debatedoras Sara Granemann e Maria Valéria Correia (professoras das Federais do Rio Janeiro
e Alagoas).

Dados da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde mostram que o mercado de saúde privada no Brasil já é o 2º maior do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Neste ano, o SUS faz 25 anos e o balanço das entidades é preocupante. “O SUS é historicamente subfinanciado o que limita a sua efetivação conforme projetado pelo Movimento de Reforma Sanitária Brasileira”, ressalta Marcos.

A Campanha estadual Contra a Privatização da Saúde Pública virá em caráter permanente e pela qual pretendemos dar visibilidade e melhor referenciar o Fórum enquanto instrumento a serviço da luta popular assim como melhor desenvolver e fortalecer as bandeiras de luta que orientam as nossas ações” ressalta Marcos.


Fonte: Adufes