Campanha ‘Por uma vida sem catracas’ é lançada com participação de diversos movimentos populares

O Fórum Capixaba Popular, Sindical e Estudantil lançou esta semana(terça-feira,27) a campanha “Por uma vida sem catracas”, no auditório do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo, no Centro de Vitória. Na ocasião, foi deliberada pelo grupo a participação na paralisação nacional do dia 30 e, ainda, no 19º Grito dos Excluídos, que neste ano será realizado no município da Serra.

“A catraca é um símbolo dos obstáculos com os quais lidamos no nosso cotidiano, seja no acesso a educação pública de qualidade, no direito a saúde, a moradia digna e também a mobilidade urbana”, explicou o coordenador do Sindicato dos trabalhadores na Ufes (Sintufes), Wellington Pereira. Ele destaca que a campanha vem ao encontro de setores da sociedade civil organizada, como movimento estudantil e sindicatos.

De acordo com a diretora de Organização do Diretório Central dos Estudantes da Ufes, Naiara Abdalla, o objetivo da campanha é dialogar com a sociedade e exigir, por exemplo, transporte público gratuito e de qualidade; saúde e educação como prioridades para o governo e o fim do pedágio da terceira ponte. “Queremos ter um contato mais direto com as pessoas, ir aos bairros, conversar com elas sobre os problemas cotidianos”, destacou a estudante.

Indignação. Para o movimento, no Estado, a exemplo do que ocorreu em São Paulo, a população também saiu às ruas demonstrando sua insatisfação e foram reprimidas de forma violenta pela polícia. “A repressão impulsionou a indignação popular e vimos talvez o maior ato da história do Espírito Santo”, trecho extraído do manifesto da campanha.

A partir daí, a resposta negativa do governo capixaba aos anseios da população – repressão, criminalização e prisões arbitrárias – acabou contagiando também o lema “Por uma vida sem catracas”.

Deliberações. No lançamento, os representantes dos movimentos sindicais e populares aprovaram a participação na paralisação nacional do dia 30, em favor das pautas por melhoria da qualidade e diminuição do preço dos transportes coletivos; 10% do PIB para a educação e 10% do orçamento para a saúde pública; revogação da Lei da EBSERH; anulação da Reforma da Previdência e fortalecimento do SUS; redução da jornada de trabalho e o arquivamento da PL 4330, que amplia as terceirizações.

Foi aprovado também o engajamento dos membros do Fórum Capixaba Popular, Sindical e Estudantil no 19º Grito dos Excluídos, que este ano propõe como temática“Juventude que ousa lutar constrói o Projeto Popular”.

Veja o manifesto completo.

Fonte: Adufes