Comissão Nacional da Verdade realiza três atividades em Vitória

Audiência Pública, encontro com comissões locais e reunião sobre o GT Igrejas integram a programação da CNV no Espírito Santo.

 A Comissão Nacional da Verdade desembarca em Vitória para três dias de atividades na capital capixaba. No dia 15 (quinta), a CNV realiza uma audiência pública para ouvir vítimas e testemunhas da repressão no Estado. Na sexta (16), a CNV reúne-se com o Fórum Memória e Verdade do Espírito Santo e mais seis comissões locais para tratar de formas de cooperação. A terceira atividade será o seminário ecumênico “Superação de Intolerâncias, Memória e Verdade”, no qual será discutido, ao final, como as igrejas poderão contribuir para o grupo de trabalho da CNV Papel das Igrejas Durante a Ditadura.

Participam das duas primeiras atividades, que acontecerão no Hotel Golden Tulip Porto Vitória, as integrantes da Comissão Nacional da Verdade Rosa Cardoso (atual coordenadora da CNV) e Maria Rita Kehl.

A audiência do próximo dia 15 e a reunião de 16 de agosto são atividades promovidas pela CNV em conjunto com o Fórum Memória e Verdade do ES e seis comissões da verdade locais: Comissão Estadual da Verdade, Comissão da Verdade da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Comissão da Verdade da Universidade Federal do ES, Comissão da Verdade do Ministério Público do Espírito Santo, Comissão da Magistratura do ES e Comissão da Verdade dos Jornalistas.

Além dos depoimentos públicos do dia 15, membros e assessores da CNV estarão à disposição nos dias 16 e 17 para ouvir testemunhos individuais privados de vítimas ou testemunhas da repressão que não se sentirem confortáveis para dar depoimentos em público.

A audiência de quinta-feira será transmitida pela internet no endereço http://www.twitcasting.tv/CNV_Brasil  Nela serão ouvidos testemunhos de pelo menos cinco vítimas e testemunhas da repressão no Estado. Na reunião de sexta-feira com as comissões serão tratadas formas de cooperação entre elas e entre elas e a CNV.

GT IGREJAS – O terceiro evento é o seminário com as igrejas sobre “Espiritualidade Ecumênica: superação das intolerâncias, memória e verdade”, nos dias 17 e 18 (parte da manhã), na Faculdade Unida de Vitória. O evento conta com o apoio da faculdade, do Presbitério de Vitória da Igreja Presbiteriana Unida e da organização ecumênica KOINONIA.

Ao fim do seminário, às 19h, a CNV promove um encontro com lideranças de várias igrejas para discutir como elas podem cooperar com o Grupo de Trabalho sobre o papel das igrejas durante a ditadura.

SERVIÇO 

O quê : Audiência Pública e encontro da CNV com as comissões do ES
Onde: Hotel Golden Tulip Porto Vitória
Endereço: Av. N. S. dos Navegantes, 635, Enseada do Suá, Vitória, ES

Programação

15/08

8h30 – 17h  –  audiência pública;
17h – 19h  –  painel sobre “Justiça de Transição”; 

Transmissão ao vivo: http://www.twitcasting.tv/CNV_Brasil

16/08 

8h30 – 12h30 – encontro das comissões da Verdade do Espírito Santo e a CNV  

O quê: SEMINÁRIO ECUMÊNICO
Onde: Faculdade Unida de Vitória
Endereço: Rua Eng. Fábio Ruschi, 161, Bento Ferreira, Vitória, ES

Programação: 17/08 

8:30hs – 18hs –  seminário com igrejas sobre “Superação de Intolerâncias, Memória e Verdade” 

19hs – 20:30  –  encontro com lideranças de igrejas para discutir como cooperar com o Grupo de Trabalho sobre o papel das igrejas durante a ditadura.

 

Fonte: Comissão Nacional da Verdade
Assessoria de Comunicação