Professor Carcanholo, falecido em maio, recebe homenagem

Considerado um dos mais destacados economistas marxistas brasileiros, Reinaldo Carcanholo sempre esteve ligado às lutas sociais no Brasil e na América Latina.

A comunidade acadêmica da Ufes e os movimentos populares do Espírito Santo prestam homenagem especial nesta quarta-feira, 28, à memória do professor Reinaldo Carcanholo. Duas atividades estão programadas: lançamento do livro de autoria de Carcanholo “Capital: Essência” (vol.II), a partir das 9 horas, no Salão Azul do ED VII, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE). Ainda na mesma data, às 18h30, solenidade de homenagem ao docente na sede da Adufes, também no campus de Goiabeiras.

Durante o lançamento do livro será realizada palestra que tem como tema o título do livro de Carcanholo. Os palestrantes serão os professores do Departamento de Economia da Ufes Paulo Nakatani e Maurício Sabadini.
Integrantes de sindicatos e movimentos sociais que fizeram parte da especialização em Economia e Desenvolvimento Agrária, que era coordenada pelo docente e voltada para dirigentes de movimentos sociais participam das atividades.

Foram convidados também integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) e Regional das Associações dos Centros Familiares de Formação em Alternância do Espírito Santo (Racefaes). Intelectual comprometido, educador e militante das transformações sociais, o professor Reinaldo será sempre lembrado como um homem que sempre uniu a vida prática com a teórica, era, portanto um profissional de ação e pensamento.

Doutor em Economia pela Universidad Nacional Autónoma de Mexico, Reinaldo Carcanholo era professor do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação da Ufes. Carcanholo foi ainda professor regular nas universidades de Chile, de Costa Rica, Benemérita de Puebla (México), Nacional Autónoma de Honduras e visitante na Universidad Nacional Autónoma de Nicarágua. No Brasil, foi professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB-CG) entre 1982 e 1991 e, desde então, trabalhava na Ufes.  Ele faleceu no dia 30 de maio deste ano, vítima de câncer.

Fonte: Adufes