ANDES-SN promove Curso de Formação Sindical em Recife dias 20 e 21 de setembro

Na próxima semana, o ANDES-SN promove o segundo Curso de Formação Sindical deste ano, nos dias 20 e 21 de setembro. A Adufepe e a Aduferpe, Seções Sindicais do Sindicato Nacional, sediarão o encontro, realizado em Recife (PE). Os cursos são realizados de acordo com as deliberações do 58º Conad. O primeiro foi em Niterói (RJ), em agosto. Esta edição deve concentrar os docentes daregião nordeste e o Grupo de Trabalho Política de Formação Sindical (GTPFS), mas é aberto à participação de professores de todas as regiões do país.

O 2º secretário do ANDES-SN e um dos coordenadores do GTPFS, Paulo Rizzo, explica que a programação é a mesma da proposta em Niterói. “O objetivo do curso é conhecer um pouco a história do Sindicato, seus desafios atuais e enquanto parte do processo de organização da classe trabalhadora do Brasil. Os palestrantes podem até não ser os mesmos e ter algumas diferenças na análise, mas a discussão central continua sendo a compreensão da história do ANDES-SN como parte de um processo dos trabalhadores que buscam se organizar de forma independente, e tratar sobre como isso se coloca e quais os desafios atualmente”.

O diretor do ANDES-SN acrescenta que o Curso de Formação Sindical se articula com a preparação do VIII Encontro Intersetorial do Sindicato Nacional, que tem como pauta a discussão dos desafios político-organizativos do ANDES-SN. “O curso ajuda no processo de aprofundar a compreensão política de como é a organização do ANDES-SN como, por exemplo, por que ele é um sindicato nacional e não uma federação?”, indaga. Rizzo explica que, desde a origem do ANDES-SN, a escolha caracteriza uma opção pela organização horizontal, democrática, com participação da base nos locais de trabalho. “O desafio que o Encontro Intersetorial terá é o de discutir como se organizar no local de trabalho em que há um processo de mudança, como e o caso das instituições multicampi. O desafio organizativo do ANDES-SN é atender as demandas de organização da base sem mudar sua característica”, diz.

Por meio da circular nº 178/2013, o ANDES-SN divulgou, na quinta-feira (12), informações sobre o curso às Seções Sindicais e Secretarias Regionais (confira). A abertura será realizada às 18h30 do dia 20. A programação prevê a realização de duas mesas, além de grupos de discussão e plenária de sistematizações. No domingo (22), haverá reunião do GTPFS, que discutirá os preparativos do VIII Encontro Intersetorial do ANDES-SN.

 

*Foto: Arquivo ANDES-SN / Capa do Informandes sobre as Diretas Já, em 1984. 

Fonte: ANDES-SN