Edição do Jornal Fique por Dentro destaca Caso Unimed: Juiz determina depósito judicial de reajuste dos planos Unimed

A publicação mensal da Adufes já está sendo enviada para as residências dos associados.

A matéria de capa traz o processo de negociação com a Unimed  e a determinação judicial de que os associados paguem o reajuste de  29,19% e 59,68% nos contratos Uniplan e Vitoriamed retroativos a julho de 2013.Os índices valem para as mensalidades até julho de 2014. De acordo com o juiz da 7ª Vara Cível de Vitória, Marcos Assef do Vale Depes,  9% devem ser pagos diretamente à Unimed e o restante depositado em juízo. As parcelas mensais, nestes casos, devem ser pagas regularmente pela Adufes para que a entidade não sofra represálias por ordem judicial.

Diante da decisão do juiz que alterou a liminar que determinava somente a aplicação do reajuste autorizado pela ANS, o sindicato, por meio da Assessoria Jurídica, ingressou imediatamente com Recurso – Agravo de Instrumento – junto o Tribunal de Justiça (TJ). A entidade garante que usará  todas as medidas judiciais cabíveis visando garantir reajuste justo para todos. 

O Fique Por Dentro mostra também o andamento dos trabalhos da Comissão da Verdade (CV) que foi instalada este ano na Ufes. A diretora do sindicato, Bernardete Gomes Mian, integra a CV. Com o título Órgão de repressão da ditadura funcionou dentro da Ufes, a matéria mostra como tudo era monitorado dentro da universidade: circulação de livros,  discursos de formaturas e viagens dos docentes para estudos e aperfeiçoamentos. 

Na página 03,  matéria mostra  Adufes e outros sindicatos vão às ruas contra retirada de direitos. O Dia Nacional de Luta (30/08) na Grande Vitória reforçou mais uma vez a união dos sindicatos em torno de lutas comuns, como o fim do fator previdenciário e do Projeto de Lei 4330 que amplia as terceirizações nos setores público e privado. A atividade contou com a participação de mais de 30 sindicatos e entidades populares, e foi organizada pelas centrais sindicais. Cerca de 3 mil pessoas participaram das manifestações.

 A campanha “Por uma vida sem catracas” , matéria da página 03, chama atenção para a necessidade do fim do pedágio da Terceira Ponte e a  aprovação de pautas de lutas por melhoria da qualidade dos transportes  no Estado.

Plantão Jurídico e da Diretoria  nos campi do interior, em outubro.  Na página 04,  o  Fique Por Dentro avisa os docentes dos campi de Alegre e São Mateus sobre os próximos encontros com a diretoria. Desta vez, as atividades serão realizadas em dois dias . Em São Mateus o plantão será nos dias 9 e 10/10. Já em Alegre, nos dias 16 e 17/10..  O  jornal traz ainda a  jornada de lutra contra o Funpresp.  O sindicato reproduziu uma cartilha  que mostra  os riscos para quem aderir ao  Fundo de Previdência do governo.   Um exemplar da cartilha segue junto com o jornal  para as residências dos associados.  Um grupo de docentes estará recebendo também a carteirinha sindical da Adufes. 

 

Participe do conteúdo do jornal Fique Por Dentro. Envie sugestões do que gostaria de ler nas próximas edições.

Leia aqui o Fique por Dentro em PDF.

 

Fonte: Adufes