Seções Sindicais coletarão dados para fortalecer luta nacional contra a Ebserh

O ANDES-SN enviou, nesta quarta-feira (11), uma solicitação às Seções Sindicais de participação na coleta de informações a respeito da situação dos hospitais universitários das Universidades Federais para intensificar a luta contra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O documento orienta ainda a sistematização em um dossiê, dos dados coletados sobre a relação da empresa com os HU.

“As Seções Sindicais, a partir dos dados coletados e da apuração de fatos em cada IFES, elaborem dossiê/denúncia a respeito de incursões, acordos de intenção, aprovação e implantação da EBSERH nos HU, contendo informações sobre convênios, finanças, documentos e imagens de denúncias na imprensa, denúncias no Ministério Público, dentre outros”, orienta a circular 172/2013, que estabelece o prazo de dois meses para envio das informações à secretaria do Sindicato Nacional. Confira aqui a circular 172/2013.

De acordo com o documento, a aprovação da Lei Federal nº 12550, que determina a criação da Ebserh, foi questionada pela Ação Direta de Inconstitucionalidade da Procuradoria Geral da República, a qual se somam várias entidades, entre elas o ANDES-SN, como amicus curiae.

Tal empresa, reforça a diretoria do ANDES-SN, constitui um dos mais duros golpes contra a autonomia e a democracia nas universidades públicas brasileiras, configurando-se como mais uma ação na direção da privatização da saúde e da educação no país.

Fonte: ANDES-SN