12/11: Dia Nacional de luta contra o fator previdenciário

As centrais sindicais convocam o Dia Nacional de Mobilização pelo fim do fator previdenciário nesta terça-feira (12), e pela correção da tabela do imposto de renda, com manifestações previstas nos estados em frente às sedes do INSS. A CSP-Conlutas também se integra à data, cuja reivindicação é uma das principais encampadas pela Central em suas marchas, atos e mobilizações.
 
O Fator Previdenciário leva em conta a idade do trabalhador que pretende se aposentar, o tempo de contribuição e a expectativa de vida. Quanto menor a idade da pessoa ao se aposentar, menor será o valor do benefício. Isso prejudica diretamente os trabalhadores que começaram sua atividade profissional cedo, na maioria dos casos, jovens de baixa renda. A fórmula foi criada no governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC) e continua sendo aplicada pelos governos de Lula e Dilma Rousseff. 
 
A prática ataca os trabalhadores que amargam perdas salariais quando se aposentam. “Por esse motivo, a CSP-Conlutas quer a extinção do fator, e que nenhum novo redutor de direitos aos aposentados seja posto em seu lugar”, afirma o membro da Secretaria Executiva da CSP-Conlutas, Luiz Carlos Prates, o Mancha.
 
Dia de luta também cobra correção da tabela de imposto de renda
A tabela de imposto de renda está defasada desde 1995 em mais de 70%, que reduziu o limite de isenção do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), fazendo com que trabalhadores com rendas mais baixas passassem a ser tributados e os descontos de IR sejam altíssimos para todos. Enquanto isso, o governo continua dando isenção para grandes empresas e fechando os olhos à sonegação de grandes empresários.
 
O índice da tabela precisa ser reajustado. O trabalhador que conquista aumento salarial nas campanhas salariais tem seu dinheiro corroído pelo imposto, assim, de fato, devolve o benefício do aumento ao governo. O trabalhador perde seu dinheiro para o governo e o governo, por sua vez, destina metade do seu orçamento para pagar juros da dívida para ajudar a enriquecer ainda os bancos. É para isso que serve o dinheiro dos trabalhadores: para enriquecer ainda mais os banqueiros.
 
Por direitos
Para Mancha, é importante que os trabalhadores de todo país se somem ao dia 12 de novembro. “É importante a participação da CSP-Conlutas no dia de mobilização para levar a diante a pauta de reivindicações de junho e agosto da Central que até agora não foi atendida pelo governo Dilma que se mostra insensível à pauta dos trabalhadores”, destaca.
 
* Com edição do ANDES-SN 

Fonte: CSP-Conlutas