Diretoria da Adufes visita campus do Ceunes

O presidente da Adufes percorreu o campus do Ceunes, em São Mateus, e ouviu as principais demandas dos professores. A categoria buscou informações sobre o Regime de Previdência Completar (Funpresp) e também sobre as novas regras de carreira. A atividade ocorreu no dia 31/10.

Durante a visita, o presidente do sindicato, José Antônio da Rocha Pinto, conversou com alguns docentes que relataram dos problemas de infraestrutura, acessibilidade e precarização das condições de trabalho. “As obras no Ceunes estão inacabadas e isso vem dificultando o acesso aos espaços. Faltam laboratórios, salas de aulas e até áreas de vivência”, frisou o chefe de Departamento de Matemática, Aldo Vignatti.

Na ocasião, as cartilhas sobre a previdência complementar produzidas pelo Andes-SN foram distribuídas pela Adufes. “É um material que tem por objetivo tirar dúvidas em relação às novas regras do Regime de Previdênciário, pautando suas características, implicações e riscos para as futuras aposentadorias dos servidores”, disse Rocha.

Carreira docente ainda gera dúvidas e revoltas na categoria. “Estamos muito frustrados porque o governo não propôs uma reestruturação de carreira que levasse em consideração melhores condições de trabalho. Para garantirmos a nossa pauta que vai além de aumento salarial é preciso permanecer mobilizados”, destacou José Antônio da Racha Pinto.

O presidente explicou ainda aos docentes que existem pontos que precisam ser revistos, uma vez que o documento desestrutura a carreira, retiram direitos, segmenta a remuneração, tornam frágeis e instáveis as regras que regem o trabalho docente, ataca a autonomia da universitária e regime de dedicação exclusiva.  “Além de revogar o Plano único de Classificação e Retribuição de Cargos e Empregos”, frisou Rocha.

Festa do Professor garantiu animação em São Mateus. Ao som do rock and roll da banda BadGuysBlues professores e convidados puderam se divertir até a madrugada, na confraternização pelo Dia do Professor, na Be Happy Casa de Eventos, em São Mateus. Na oportunidade, vários brindes foram sorteados, comidas e bebidas também foram servidas. O evento ocorreu no dia 31.

Veja aqui as fotos da Festa do Professor em São Mateus.

Fonte: Adufes