Eleição da Adufes define hoje a nova diretoria. Vote e fortaleça o sindicato!

Foi oficialmente abertas, às 8 horas, desta quinta-feira, 28, as eleições do Sindicato dos Professores da Ufes. São 13 urnas cobrindo toda a área onde trabalham os sindicalizados (Grande Vitória e interior do Estado). Logo cedo, já estava tudo organizado na sede do sindicato para iniciar o trabalho de coleta dos votos. A apuração começa amanhã (sexta-feira, 29), a partir de 9 horas.

 O pleito conta com duas chapas inscritas.  Chapa 1 – Realizar, que tem por presidente Fábio Corrêa Dutra e vice-presidente Marluce Miguel de Siqueira. A chapa 2 – Adufes forte pela base está representada por Edson Pereira Cardoso, como presidente, e por vice-presidente Rafael Silveira Teixeira.  Além da nova direção do sindicato, os professores vão escolher o Conselho de Representantes (CR) que reúne professores de todos os centros.

A Comissão Eleitoral que coordena o pleito ressalta a importância da participação de todos os sindicalizados na votação.  “A participação dos docentes é fundamental para que os dirigentes sindicais tenham suas iniciativas respaldadas pela representatividade que lhes é concedida através do voto”, afirma o professor Luiz Jorge Vasconcelos, presidente da Comissão Eleitoral da Adufes.  

Segundo o professor, cerca de 1,7 mil docentes estão aptos a participar do processo eleitoral. Ainda de acordo com a Comissão, o pleito transcorre tranqüilo. Muitos professores já incluíram em seus afazeres a ida às urnas.

Confira algumas observações importantes para as eleições de hoje:
Quem pode votar?

Poderão votar todos os docentes associados que se vincularam à Adufes até o dia de publicação do edital de convocação (12/10/2013) e que estejam em dia com suas obrigações sindicais. Os nomes dos docentes eleitores devem constar na lista de votantes que estará nas mesas eleitorais.

 É possível votar em trânsito?
Sim. O sindicalizado que estiver fora do município de sua seção eleitoral poderá votar em trânsito. Basta se dirigir a um local de votação com documentação que comprove sua filiação e que esteja em dia com suas obrigações sindicais. Os mesários estão com a listagem de todos os associados para as devidas conferências.  Nestes casos, o mesário vai registrar a ocorrência (voto em trânsito) em ata e adotará todas as providências para assegurar o direito de o professor votar. O voto do sindicalizado deverá ser colocado em um envelope, e, em seguida, na urna. O mérito será avaliado pela Comissão Eleitoral na hora da apuração.

O professor pode votar em outra seção eleitoral que não seja a sua, caso queira?
Não. O sindicalizado cujo local de votação é no campus de Goiabeiras, em Vitória, terá obrigatoriamente que votar em sua seção eleitoral. Portanto, esse eleitor não poderá votar em Maruípe e vice versa. Exceções apenas para os casos dos sindicalizados que precisarão votar em trânsito por estarem hoje fora do seu município de trabalho.

E os aposentados? Podem votar em qualquer urna?
Não. Os professores aposentados que residem na Grande Vitória contarão com uma urna exclusiva na sede da Adufes, no campus de Goiabeiras, em Vitória, para poderem votar. Os docentes aposentados que residem no interior devem procurar as urnas que estão instaladas nos campi de Alegre e São Mateus.

Quais os locais de votação?
A votação acontece nos municípios onde existam associados. Para o campus de Alegre foi disponibilizada uma urna. O mesmo ocorre no campus do Ceunes (São Mateus, no norte do Estado). No total, 13 urnas estarão coletando os votos da categoria em Vitória e interior. A única alteração ocorreu com a urna programada para ser instalada no prédio Departamento  do Centro de Ciências Exatas (CCE) que teve que ser transferida para o IC-1 devido a obras na unidades. Confira os locais de votação.

Qual a documentação necessária para votar?
O associado (a) precisa ter em mãos qualquer documento oficial de identificação com foto (carteira de identidade, carteira profissional, carteira de habilitação, carteirinha da Adufes). O mesário vai conferir se o nome consta na listagem de votantes e, em seguida, o professor poderá exercer o direito de votar.

O horário de encerramento das eleições é o mesmo para todas as urnas?
Não. Na maioria dos locais, o encerramento da votação ocorrerá às 18 horas, mas há casos em que o pleito encerrará às 21 horas. No interior, as urnas estarão fechadas no horário de almoço. Nestes dois locais, a votação será de 8h às 12 horas e de 14 às 17horas. Por isso, é importante que o professor confira onde está sua urna e o horário de funcionamento da mesma. 

 

Fonte: Adufes