Centrais promovem ato dia 1º de fevereiro contra repressão na ditadura militar

Encontro no ABC paulista homenageará trabalhadores e sindicalistas perseguidos 

A CSP-Conlutas, em conjunto com as demais centrais sindicais, promoverá, no dia 1º de fevereiro, em São Paulo, o Ato Sindical Unitário ‘Unidos, Jamais Vencidos’, que homenageará trabalhadores e sindicalistas que sofreram perseguição e repressão do regime militar e das empresas no período da ditadura. A atividade será realizada em São Bernardo do Campo, a partir das 13h, no Teatro Cacilda Becker, centro da cidade.

O Ato integra as ações realizadas pelo Coletivo Sindical do Grupo de Trabalho ‘Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical’, da Comissão Nacional da Verdade, do qual a CSP-Conlutas faz parte. O GT conta com o apoio de entidades locais, e tem colhido informações, documento e levantado testemunhos buscando resgatar a memória e reivindicar justiça e reparação. 

Durante os 21 anos de ditadura, trabalhadores e o movimento sindical foram alvos do regime militar. Sindicatos sofreram intervenções e trabalhadores foram perseguidos, ameaçados, presos, torturados e, inclusive, assassinados. Na região do ABC, diversos sindicatos, sindicalistas e trabalhadores sofreram com a repressão.

De acordo com o Grupo de Trabalho ‘Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical’, o ato tem o objetivo de homenagear quem lutou pela liberdade, democracia, autonomia sindical e melhores condições de salário e trabalho, na Grande São Paulo, durante os anos de chumbo. A atividade também prevê ato simbólico em que os trabalhadores ou suas famílias receberão um diploma de reconhecimento por sua luta, assinado por todas as Centrais Sindicais. 

Na ocasião, serão lembrados também os 50 anos do golpe militar, que instaurou em 31 de março de 1964 o regime repressivo no Brasil. 

Comissão da Verdade do ANDES-SN
A Comissão da Verdade do ANDES-SN realizará a primeira reunião de 2014 nos dias 24 e 25 de janeiro (sexta-feira e sábado), na Sede do Sindicato Nacional, para organização do Plano de Trabalho de 2014, que será encaminhado à aprovação da diretoria do ANDES-SN. Na Circular nº 01/2014 (confira), divulgada nesta terça-feira (7), as Seções Sindicais foram convidadas para enviar representantes para a reunião do Grupo de Trabalho História do Movimento Docente (GTHMD), que será realizada em conjunto com a Comissão. 

* Com informações da CSP-Conlutas