CSP-Conlutas promove 1° Encontro Nacional de Negras e Negros em março

A segunda reunião de organização do 1° Encontro Nacional de Negras e Negros da CSP-Conlutas, no último dia 7, definiu importantes iniciativas para preparar esta atividade, que será realizada na Quadra dos Metroviários nos dias 22 e 23 de março, em São Paulo.

De acordo com as entidades envolvidas na preparação do evento, o encontro tem como objetivo “fortalecer o setorial de negras (os) da Central no debate da questão racial, para que possa responder à altura as demandas que o processo da copa e os ataques realizados pelos governos, a classe trabalhadora e ao povo negro. As lutas que se sucederam pós junho, colocaram na ordem do dia a importância das pautas raciais, a repercussão do tema do Amarildo foi uma demonstração muito forte disto”.

Uma das orientações da comissão organizativa é que as entidades busquem articular ações que promovam o encontro, nas atividades realizadas pelos sindicatos, entre as quais, assembleias, reuniões de diretoria, seminários e congressos. 

Entre 1º e 28 de fevereiro, estão sendo convocados pré-encontros nos estados, para que as entidades possam aprofundar o debate em suas regiões e levem as discussões para o encontro nacional. Neste sentido, é importante que as entidades filiadas à Central priorizem a realização desta atividade, levando o debate para a base dos sindicatos, já que muitos desafios estão postos. “Aliada às demandas externas a Central como a questão da violência, da Copa e dos povos originários. A conjuntura que está dada este ano demonstra que teremos um ano de grandes enfrentamentos. A prioridade do governo será garantir a realização da copa, e com isto vem junto o aumento da criminalização da pobreza, da violência e do aprofundamento das perdas da classe trabalhadora”, afirma o relatório da comissão organizativa.

Os critérios de participação ao encontro ainda estão sendo definidos, entretanto, o prazo para inscrição já foi estipulado e será entre 24 de fevereiro e 10 de março. Alguns materiais como cartaz, folder, blog já começaram a ser elaborados e servirão de apoio para que as entidades divulguem o encontro.

* Com edição do ANDES-SN

Fonte: Andes-SN


Fonte: CSP-Conlutas