Plenária de políticas sociais do 33º Congresso aprova 2014 como ano da educação

A Política Educacional do Sindicato Nacional foi destaque entres as deliberações da plenária do tema 3, que discutiu as políticas sociais do ANDES-SN para o ano de 2014, na tarde desta quarta-feira (12), durante o 33º Congresso da entidade, que acontece na Universidade Federal do Maranhão, em São Luís.

O primeiro texto de resolução votado prevê, entre outras ações, a articulação com os movimentos classistas populares e sindicais para a construção de uma agenda de lutas e ações que evidencie 2014 como o ano da educação, com encontros preparatórios no primeiro semestre antecedendo o Encontro Nacional de Educação previsto para agosto. Os delegados aprovaram ainda reafirmar os princípios e estabelecer diretrizes e metas do Plano Nacional de Educação da Sociedade Brasileira, visando à atualização deste instrumento de luta como proposta contrária a que vem sendo empreendida pelos governos.

Ainda em relação às políticas de educação, os docentes deliberaram por intensificar na base a discussão sobre as reformas na educação básica, em especial sobre o PL 6840/2013, reconhecendo a pluralidade de setores que compõem a base do Sindicato Nacional. O ANDES-SN deverá articular através do setorial de educação da CSP-Conlutas com outros sindicatos de profissionais da educação e movimentos sociais e populares espaços de discussão sobre a educação básica, profissional e tecnológica. Além disso, irá também incorporar-se ao debate nacional sobre Universidade Popular na busca de fortalecer os laços do movimento docente com os movimentos sociais.

A plenária de Políticas Sociais aprovou ainda intensificar a luta no combate ao assédio moral e sexual nas Instituições de Ensino Superior, com a realização de um seminário sobre o tema.

Para a vice-presidente da mesa coordenadora da Plenária do Tema 3 e diretora do ANDES-SN, Sônia Lúcia Lima, o 33º Congresso está sendo muito rico “porque está expressando opiniões diferentes da categoria acerca dos diversos temas que o Sindicato trata”. Ela acrescenta que o debate ocorrido nos grupos mistos mostra que houve uma preocupação da base de fazer o debate nas assembleias e de os delegados trazerem os acúmulos discutidos. 

“Fizemos um esforço em garantir de forma democrática que essa diversidade de opiniões fosse apresentada e que se chegasse às melhores resoluções que orientem a categoria para sua luta em 2014. Fizemos uma plenária boa e vitoriosa, mas estamos apenas começando”, avaliou.

Confira abaixo os Informandes especiais que já foram distribuídos durante o 33º Congresso aos participantes:

Informandes Especial – 33º Congresso nº 1 

Informandes Especial – 33º Congresso nº 2


Fonte: Andes-SN